ilustração de um céu, com nuvens roxa, ao centro uma nuvem com degradê roxo e amarelo e ícones de cadeado, engrenagem e ferramentas ao lado.

Você vai ler sobre:

  1. O que é o modelo SaaS ou na nuvem?
  2. Quais são os benefícios do modelo SaaS?
  3. Qual o software de modelo SaaS ideal para gestão de experiências digitais?

Para diversas empresas, a adoção do modelo SaaS (Software as a Service, ou “software como serviço”) representou um salto em direção a modernização tecnológica e digital que dita o presente e o futuro dos mercados de consumo.

Basicamente, quando falamos do modelo SaaS estamos tratando de plataformas, ou softwares, que funcionam de modo totalmente remoto, com acesso via nuvem, podendo ser utilizado em qualquer dispositivo com acesso a rede de internet.

Em geral, as plataformas SaaS reúnem e integram diversas ferramentas importantes para que as empresas atuem em meios digitais e pela internet, conectando-se a clientes, parceiros, investidores etc.

Então, a seguir explicamos com mais detalhes o que é o modelo SaaS, quais ferramentas normalmente compõem as plataformas e quais são os benefícios do Software as a Service.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

O que é o modelo SaaS ou na nuvem?

No modelo tradicional de venda de softwares os clientes compram a licença de uso do programa apenas uma vez, sendo necessário realizar a instalação em cada dispositivo em que se vá utilizar o programa. Assim, quando são lançadas atualizações e novas versões, pode ser necessário comprar novamente o mesmo software.

Já no modelo Saas a distribuição dos softwares para os clientes é feita pela internet e mediante assinatura. Assim, os usuários podem acessar o software de qualquer dispositivo conectado à rede de internet. Além disso, quando são lançados updates e atualizações, não é necessário arcar com novos custos e expansões.

Essas características são o que faz com que o modelo SaaS propicie uma série de benefícios importantes para empresas em transição para a lógica digital que tem ditado o futuro dos mercados.

Assim, vêm sendo desenvolvidos softwares baseados em modelo SaaS para as mais diversas atividades, contudo, se destaca o uso desse modelo para tarefas como relacionamento com os clientes e gestão de experiências digitais.

os-principais-beneficios-do-modelo-saas-ou-na-nuvem-para-empresas-interna.png

Quais são os benefícios do modelo SaaS?

Veja a seguir quais são esses benefícios gerados com a adoção de um modelo SaaS!

Fácil implementação

Por ser distribuído via nuvem, software baseado no modelo SaaS implica em uma maior facilidade de implementação, uma vez que os programas podem ser acessados por qualquer dispositivo com conexão à rede de internet.

Normalmente, os softwares já contam com versões mobile para dispositivos móveis e versões desktop, prontas para execução.

Escalabilidade e upgrades

Por ser fornecido como uma prestação de serviço contínuo de uma empresa, o modelo SaaS garante uma escalabilidade mais fácil, a partir dos diferentes planos de assinatura disponíveis para um software disponibilizado.

Outro benefício relacionado é o acesso aos upgrades que são automaticamente realizados para todos os clientes que contratam um software em modelo SaaS.

Customização 

A customização é um ponto muito importante para diversas empresas que precisam de personalizar as suas ferramentas para aprimorar a usabilidade das plataformas e, consequentemente, a eficiência do trabalho realizado.

Assim, a depender da necessidade da empresa, o software pode ser moldado para atendê-las de forma mais satisfatória.

Redução de custos

Comparado ao valor gasto para compras periódicas de licenças de softwares, o modelo de assinatura oferecido pelos softwares de modelo SaaS podem ser muito menos dispendiosos para as empresas.

Ao adotá-los, as empresas ainda conseguem ter um maior controle sobre o seu planejamento financeiro em médio e longo prazo, já que a assinatura dos serviços pode ser descontinuada a qualquer momento.

Integração

Por fim, a integração é um benefícios mais importantes, já que é fundamental que setores que operam diferentes atividades da rotina da empresa utilizem as mesmas informações para evitar erros humanos e problemas decorrentes.

Qual o software de modelo SaaS ideal para gestão de experiências digitais?

Se você procura um software baseado no modelo SaaS para aprimorar o gerenciamento de experiências digitais dos seus clientes, aproveite e confira o que é uma DXP e tudo sobre o futuro dos canais digitais!

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/