Otimização de formulários

Você vai ler sobre:

  1. Qual a importância dos formulários?
  2. Como otimizar seus formulários?

Sabemos que a atração do cliente é um ponto muito importante do marketing digital, e as empresas se preocupam e investem muito para alcançar esse objetivo, buscando cada vez mais visitantes para as suas páginas. Só que às vezes, apesar de uma ótima landing page, da oferta perfeita e de todo o esforço exercido para a captação de novos leads, a sua taxa de conversão continua muito baixa.

Nesse sentido, vale ressaltar o papel dos formulários em seu negócio, que normalmente é ignorado, mas possui grande importância, principalmente quando falamos em conversão. Os formulários são peças-chaves em seu site, sem eles é impossível obter leads qualificados, pois eles são os responsáveis por levar os dados dos usuários para a qualificação, alcançando novas oportunidades de negócio.

Quer saber mais sobre o assunto e conferir algumas dicas para a otimização dos seus formulários? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje!

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Qual a importância dos formulários?

Os formulários, basicamente, são os campos em que os usuários irão preencher suas informações, de acordo com o que a empresa pede. Eles podem possuir diversos objetivos, mas o principal e o mais utilizado é para a captação de leads. Nesse caso, há as famosas landing pages, as páginas que buscam obter dados de um consumidor em potencial, e os formulários são peças importantes que estarão dentro delas, fazendo o papel da conversão.

Além da atração do cliente ser um ponto importante para o marketing digital, como vimos, as taxas de conversão são ainda maiores, e possuir altas taxas de conversões é o sonho de qualquer empresa. Nesse ponto os formulários mostram a sua importância, afinal com as perguntas certas você será capaz de converter leads em muitas vendas.

Os formulários podem ajudar a sua empresa a ter vantagem competitiva no mercado, pois além de ser uma ferramenta de conversão, ele ajuda a entender o comportamento do usuário, o que eles desejam e quais são suas expectativas. Isso é essencial para a criação de ações mais efetivas e produtos personalizados para o seu cliente. Portanto, fazer uso dessa ferramenta ajuda a aumentar o número de leads, fazendo com que eles se tornarem clientes fidelizados.

Como otimizar seus formulários?

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Como vimos, os formulários são ferramentas muito importantes para o seu negócio e não devem ser feitos de qualquer jeito, sem que seja dada a real atenção necessária. É preciso traçar estratégias para a criação de cada um dos seus formulários, buscando otimizá-los para oferecer o melhor para o seu usuário. Formulários bem elaborados alcançam mais respostas e consequentemente, mais conversão. Mas não se preocupe, pois foi pensando nisso que separamos algumas dicas de como você pode fazer isso, confira:

1.   Posicione bem seu formulário

É importante que o formulário esteja posicionado em um local que o usuário veja com facilidade, normalmente no início da página. Dessa forma, ele irá abrir e logo encontrá-lo. Não podemos esperar que o usuário role a página para responder as perguntas que desejamos, então colocar o formulário visível na página é ter a certeza de que o usuário visualizou e não terá dúvidas do que fazer.

2.   Pense estrategicamente no título e no botão

A primeira coisa que o visitante vê no seu formulário é o título e a última o botão de chamada para a ação, por isso eles devem ser utilizados de forma estratégica. Evite os comandos simples, como “preencha o formulário” e o botão de “enviar”, elabore esses textos de acordo com a proposta do formulário, priorize verbos no imperativo e tenha boas CTA’s, pois isso pode influenciar muito na conversão dos seus usuários.

3.   Se atente ao número de campos

Não existe um número adequado de campos que o formulário deve ter, isso irá depender da sua necessidade. Formulários muito curtos podem não recolher as informações necessárias, assim como formulários muito longos podem cansar o usuário. É necessário encontrar um equilíbrio e definir o seu objetivo para poder definir quais são os campos realmente necessários para sua estratégia. Uma dica importante é não pedir mais informações do que você precisa.

4.   Coloque sua política de privacidade visível

Com a LGPD já em vigor, os usuários estão cada vez mais preocupados com o fornecimento de dados na internet e a forma que eles serão utilizados. Por isso, além de ter uma política de privacidade é importante deixá-la visível no formulário, para conquistar a confiança dos seus visitantes, mostrando que sua empresa tem cuidado com os dados recolhidos. Com a confiança dos clientes, você certamente conseguirá aumentar sua taxa de conversão.

5.    Conte com uma plataforma de Form Behavior.

Muitas vezes os usuários abandonam os formulários no meio do preenchimento, entender o motivo pelo qual isso acontece é essencial para que você possa fazer as mudanças necessárias para aumentar sua taxa de conversão. Se você não tem um sistema de coleta de dados projetado especificamente para formulários, você precisa implementar uma plataforma de Form Behavior, porque analisar a performance dos seus formulários é uma das melhores e mais úteis estratégias para obter mais conversões.

Então, para alcançar o sonhado aumento nas taxas de conversão é fundamental oferecer para os clientes um formulário bem elaborado e otimizado. Com as dicas que demos você já possui os passos necessários para otimizar seus formulários e alcançar esse objetivo. Mas é importante lembrar que você deve ir testando e monitorando os resultados para entender o que melhor funciona, não só em seu site, mas também para a experiência dos seus clientes.

Nesse sentido, contar com uma plataforma de analytics é outra dica fundamental para atingir esse objetivo. Com o Lumis CX Manager, por exemplo, você consegue recolher todas as informações sobre o comportamento dos usuários nos seus formulários e ainda contar com recursos para otimizar suas taxas de conversão. A plataforma permite que você observe o tempo gasto em cada campo, o número de mudanças feitas e os pontos de abandono. Além de mostrar campos e abas com maior incidência de erros e a performance dos formulários em diferentes períodos.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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