product owner

Você vai ler sobre:

  1. Entendendo o que é PO
  2. Por que as empresas devem contar com um PO
  3. O que o PO faz

Não é uma novidade que estamos em constante mudança em nosso dia-a-dia. O mercado não é diferente e devido a isso cada vez mais empresas têm que estudar seus clientes para descobrirem o que gera valor para eles, também gerando hipóteses e validações de mercado. Mas quem faz essa análise de mercado e valida as hipóteses? Quem auxilia a equipe a perseguir o sucesso de uma solução? Quem vai olhar com a visão do cliente e definir o que gera valor? Isso é papel do Product Owner e é sobre ele que iremos ver neste artigo.

Entendendo o que é PO

O Product Owner (PO) atualmente é um dos papéis primordiais para a transformação ágil em uma empresa e consequentemente para o sucesso de um projeto. Isso porque deverá partir do PO o que será realizado e priorizado pela equipe, e por mais que tenhamos uma ótima equipe que siga todos os princípios da agilidade, não terá nenhum efeito positivo caso o esforço seja direcionado em produzir algo que ninguém precisa e que não agregue valor para o negócio.

PO é um papel criado inicialmente pelo framework SCRUM, que é o responsável pela ideação de um serviço ou produto, sendo o responsável desde a realização de pesquisas de mercado até a definição de sucesso da solução, definindo o que será feito e quando será feito, trazendo assim um propósito a equipe.

Por que as empresas devem contar com um PO?

O PO como podemos ver é imprescindível para garantia do sucesso de uma solução, sem ele a equipe pode se perder no caminho entregando algo que não gere valor ou diferente do esperado, e consequentemente não agregando valor para a empresa. Dessa forma, é notável que um bom PO deve possuir o negócio em suas mãos, e ser inteiramente dedicado a buscar os melhores resultados para a solução, sem que precise realizar interferências desnecessárias no time, ao mesmo tempo que deixa claro para todos o objetivo final.

É o PO que deve direcionar o time no caminho do sucesso, gerando uma solução que tenha significado para a empresa ou no mercado, e que possa gerar lucros a curto ou longo prazo.

Dessa forma algumas das skills necessárias para um PO é possuir uma boa comunicação, ser questionador e inovador, ter transparência e empatia para com o time, e acima de tudo ser presente durante todo o processo, pois sem o PO não há um norte para a equipe seguir.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

O que um PO faz?

Um PO tem diversas atribuições, desde definir realizar pesquisas de mercado a definir se a solução final é um sucesso para a empresa e para seus stakeholders, algumas das principais atribuições de um PO são:

Definição do Backlog – Talvez a tarefa mais comum para um PO, porém também uma das mais importantes. Consiste em criar a listagem de tarefas que serão necessárias para que um objetivo maior seja alcançado. Como por exemplo a listagem de tarefas que serão necessárias para a criação de um portal de Call Center que visa o aumento da eficiência de seus operadores.

Priorização de tarefas – Essa atribuição consiste em definir uma ordem em que o backlog será executado pelo time, e quais são os prazos para as entregas, a decisão para a priorização destes itens podem envolver diversos fatores como: importância para o negócio, esforço empregado, custo, risco, complexidade e cronograma.

Refinamentos com a equipe – O PO deve sempre ajudar a direcionar a equipe ao target de sucesso, um dos modos mais triviais é realizar reuniões periódicas com a equipe, de modo que clarifique as expectativas e funcionamento do Backlog priorizado. Essa etapa é muito importante para que a solução esteja dentro do esperado e não provoque retrabalho para a equipe, o que levaria a aumento de custo, esforço, entre outros problemas.

Prioriza Customer Experience – Um PO deve sempre levar em consideração a experiência de seus usuários finais, pois um dos indicadores de sucesso é o nível de satisfação de quem irá utilizará a solução criada, e não tem como possuirmos um nível de satisfação quando não criamos uma solução que vá atender adequadamente o usuário final, e que irá se adequar ao comportamento individual de cada um, fornecendo uma experiência satisfatória a todos os envolvidos.

Como podemos ver, a função de PO em uma empresa é muito importante, com suas atribuições e conhecimento, ele pode ditar o ritmo do trabalho de uma empresa, seu conhecimento e ações garantem sucesso e lucro.

Sobre o autor

Gabriel Teixeira

Gabriel Teixeira é Agile Master ma Lumis, formado em Sistemas de informação, desde a época de faculdade se identifica com a Gestão de Processos e Metodologias Ágeis. Vem apoiando a Lumis a alguns anos na aplicação e disseminação da Cultura e pensamento ágil na empresa, além de atuação junto a equipe de Delivery em projetos ágeis.

https://www.linkedin.com/in/gabriel-morais-teixeira-564852101/