ROI de CX

Você vai ler sobre:

  1. Por que medir o ROI das suas ações de Customer Experience?
  2. Como medir as ações de Customer Experience?

Hoje investir na experiência do cliente é um imperativo de mercado. As empresas que não se atentarem a isso tendem a perder espaço mais rápido do que imaginam. Nos dias de hoje, é fundamental colocar o cliente como elemento central do negócio. Mas, apesar de ser um tema imprescindível para o sucesso das organizações, o investimento na experiência do cliente pode ainda gerar certa resistência. Isso porque, muitas empresas ainda não sabem como validar se seus investimentos estão trazendo os resultados esperados. Neste sentido, preparamos um artigo justamente para abordar esse tema. Quer saber como medir as ações de Customer Experience da sua companhia? Então, continue conosco pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Por que medir o ROI das suas ações de Customer Experience?

Customer Experience, ou CX, é o conjunto de ações tomadas para melhorar e otimizar as interações entre consumidores e marcas em todo o processo de relacionamento: pré, durante e pós-venda. Já falamos aqui no blog, que segundo pesquisas, em apenas alguns anos 89% das empresas irão competir no âmbito da experiência do cliente. Portanto, fica claro a importância de se investir na melhoria da experiência do cliente, não é verdade?

Mas que o investimento na experiência do cliente é uma necessidade de mercado, já não é mais novidade. O que você deve estar se perguntando é porque medir as ações de Customer Experience é importante. Bom, neste sentido, apesar de ser um tema muito em alta, quando falamos em qualquer investimento corporativo é imprescindível que este esteja atrelado a algum retorno. O ROI (retorno sobre investimento), é um indicador fundamental para qualquer negócio, pois representa a relação entre retorno e o capital investido. Ou seja, é uma maneira que as empresas possuem para saber se estão obtendo retorno significativo (positivo ou negativo) sobre seus esforços, ações, empreendimentos ou projetos.

img--interna-01.png

Quando falamos na medição do ROI das ações de Customer Experience, estamos tratando sobre o retorno que o investimento na Experiência do Cliente traz para sua empresa. Ou seja, é uma maneira para que a organização entenda se os objetivos que foram traçados estão sendo alcançados. A falta da medição do ROI é considerada uma das principais razões do fracasso de um projeto Customer Experience.

Ainda que seja fundamental para se justificar um investimento, a medição do ROI das ações de Customer Experience ainda não é muito praticada pelas empresas. Apesar disso, a preocupação das organizações vem aumentando e o cenário melhorando. O Gartner, empresa líder em consultoria, realizou uma pesquisa que aborda exatamente como as empresas tem lidado com a medição do investimento em CX, abaixo listamos alguns números relevantes sobre o estudo, confira:

Como medir as ações de Customer Experience?

Como vimos, apesar do cenário está melhorando mais de 50% das empresas ainda não medem o retorno das suas ações de CX. Um dos motivos para que isso aconteça é que muitas organizações ainda não sabem como realizar essa medição. A principal forma de medir o ROI de uma estratégia é por meio de KPIs, sigla para Key Performance Indicator, ou em português, Indicador-chave de Performance. Porém, quando falamos em medir o retorno sobre a experiência do cliente não há um indicador específico para mensuração.

 

img--interna-02.png

Neste sentido, para ter uma visão clara e completa do retorno das suas ações de CX, você precisa fazer uso de um Framework de Medição, ou seja, um conjunto completo de ferramentas de medição, que una métricas operacionais (descritivas), métricas de percepção e métricas de resultados financeiros. Fazendo uso desse framework você terá uma visão completa de como seu cliente se sentiu com a experiência oferecida e atrelar esse sentimento com resultados financeiros. Para ficar mais claro, abaixo listamos as métricas que devem compor seu framework de medição, confira:

Adotando esse framework, sua empresa terá uma visão completa do retorno das suas ações de CX, e dessa forma poder ampliar ou reorganizar seus investimentos. Como vimos para que uma empresa tenha sucesso em sua jornada é fundamental que ela realize a medição de seus investimentos. E com a experiência do cliente não é diferente. Mensurar o ROI da experiência do cliente não é importante apenas para ter um controle financeiro dos investimentos, mas também para garantir que suas ações estão surgindo efeito e alcançando os objetivos que foram traçados. 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/