SEO Experience: otimização focada na experiência do usuário

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  1. O que é SEO Experience e o que isso tem a ver com a experiência do usuário?
  2. Quais técnicas de SEO Experience utilizar para melhorar o ranqueamento das páginas?

Hoje, investir e adotar práticas de SEO Experience se tornou indispensável para as empresas que desejam obter bons resultados e aumentar o seu alcance através da internet.

“Mas o que é SEO Experience?”. “Para que exatamente ele serve e qual o objetivo de utilizar essas práticas?”.

Neste conteúdo, buscamos esclarecer essas e outras das dúvidas mais comuns relacionadas ao SEO Experience (UX SEO), destacando a sua importância para empresas que precisam aprimorar a experiência do usuário com seus produtos, serviços e plataformas.

Então, se você ainda não entende bem esse conceito e quer ter acesso a informações mais precisas sobre o que é SEO Experience, a sua importância, como funciona e como aplicar para melhorar resultados, fique atento aos tópicos que apresentamos a seguir!

O que é SEO Experience e o que isso tem a ver com a experiência do usuário?

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) foram o salto necessário para que mecanismos de busca como o Google se tornassem fundamentais para a comunicação e vendas em empresas de todos os portes e segmentos.

Adotando algumas práticas e estratégias simples de SEO, empresas com sites e páginas na web conseguem melhorar o seu posicionamento nesses mecanismos de busca, aparecendo nos primeiros resultados em pesquisas no Google e em outras ferramentas.

Isso possibilitou às empresas acessar um público maior, que descobre as informações sobre as marcas, produtos e serviços de forma mais rápida e assertiva, dando início a era do Marketing Digital.

Porém, o uso de técnicas essenciais de SEO, como inserção de palavras-chave, links e meta-description, já não é mais o suficiente para colher bons resultados nos mecanismos de busca. 

As constantes atualizações dos algoritmos que determinam os critérios de ranqueamento nos mecanismos de pesquisa, como o Google, levam as empresas à necessidade de também aprimorar as suas técnicas e práticas de SEO. É quando chegamos na relevância da UX para o SEO.

Nas últimas atualizações realizadas nos algoritmos dos mecanismos de busca, questões relacionadas à experiência do usuário, como design responsivo, uso de imagens, vídeos, marcações de localização, etc., ganharam maior peso para o ranqueamento das páginas. 

Por isso, hoje, especialistas determinam três pilares essenciais para o que tem sido chamado de “SEO Experience”: SEO On Page; SEO Off Page; e UX SEO.

SEO On Page

O SEO On Page é o pilar mais fundamental para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. 

Seu foco é na otimização da página em aspectos valorizados pelos algoritmos, como layout leve, código HTML limpo, hospedagem em servidor confiável, navegação responsiva para dispositivos mobile, relevância do conteúdo, e uso de palavras-chave e intertítulos em blogposts.

SEO Off Page

O SEO Off Page é um pilar que complementa o primeiro. Basicamente, ele é orientado pela reputação e popularidade do site pela sua presença em outros canais. Assim, podemos dizer que ele consiste em links de outras páginas que direcionam para os seus conteúdos na internet.

Produzindo conteúdos relevantes, que tiram dúvidas e ajudam os visitantes, aumentam as chances das suas publicações e produtos serem citados por outras páginas da web, melhorando também o SEO Off Page.

Por isso é fundamental que os conteúdos publicados sejam de qualidade e tentar estabelecer parcerias com outras páginas. 

 

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UX SEO

O conceito de User Experience (UX) esteve, inicialmente, mais ligado a práticas da área de design para web. Sua preocupação reside em possíveis melhorias nos pontos de interação dos usuários com as marcas e produtos. Em geral o UX lida com: design, usabilidade, acessibilidade e conteúdo. 

E com a crescente importância da experiência dos usuários para a satisfação com produtos e serviços, os algoritmos utilizados para o ranqueamento das páginas nos mecanismos de busca passaram a valorizar mais esses aspectos na avaliação das páginas.

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Quais técnicas de SEO Experience utilizar para melhorar o ranqueamento das páginas?

Como um conjunto de técnicas, o SEO Experience se vale das práticas de SEO On Page, SEO Off Page e UX SEO não apenas para melhorar o ranqueamento de páginas no Google, como para tornar mais agradáveis aos usuários a experiência de uso de produtos, plataformas e serviços.

Assim, para finalizar este conteúdo, apresentamos as técnicas de SEO Experience mais utilizadas para melhorar a posição das páginas nos mecanismos de busca.

Os algoritmos que determinam o ranqueamento das páginas são capazes de segmentar os conteúdos justamente pelo uso das palavras-chave presentes nos textos das páginas.

Por isso, uma empresa que trabalha, por exemplo, com equipamentos de geração de energia solar para empresas e deseja alcançar as primeiras posições do Google deve produzir conteúdos com palavras-chave que se relacionam a essa temática.

Para determinar quais as palavras-chave mais adequadas para esse objetivo, é possível ainda analisar o seu desempenho nas pesquisas realizadas utilizando ferramentas de planejamento de conteúdo como o Google Analytics, o Keyword Tool e o Ubersuggest.

As ferramentas de busca valorizam principalmente os conteúdos que esclarecem dúvidas comuns e que agregam informações que realmente ajudam consumidores a tomarem decisões.

Por isso, não basta apenas inserir as palavras-chave nos textos sem uma estratégia para a produção de conteúdos. 

De modo geral, os conteúdos devem ser divididos em conteúdos de topo, meio e fundo de funil, utilizando palavras-chave de long tail (muito procuradas e de abordagem mais geral) para produção de conteúdos de topo de funil, e palavras-chave de short tail (menos procuradas e de abordagem mais específica) para produção de conteúdos de meio e fundo de funil.

Enquanto os conteúdos de topo de funil devem solucionar dúvidas comuns e mais amplas sobre os temas, os conteúdos de meio de funil devem apresentar possíveis soluções para problemas e dores dos consumidores e os de fundo de funil devem apresentar os produtos e serviços da empresa como alternativa mais recomendada.

As “Meta Tags” são um componente do desenvolvimento de páginas na web que muitas vezes é subestimado ou ignorado. 

Porém, as informações de Meta Tags inseridas nas páginas são a primeira coisa que os visitantes visualizam quando realizam pesquisas no Google e em outras ferramentas e, para conseguir um bom posicionamento é fundamental inserir as palavras-chave na Tag Title e na Meta Description das páginas.

A Tag Title é como o título da página vai aparecer no navegador de internet do visitante e no Google. Já a Meta Description é a descrição em forma de pequeno texto que aparece logo abaixo do título nos resultados do Google.

Os algoritmos dos mecanismos de busca interpretam o uso de links internos e externos como um bom indicador de credibilidade e qualidade do conteúdo, contribuindo para o seu bom posicionamento.

Por isso, não deixe de inserir links nas páginas da empresa na web. Os links podem direcionar para outros conteúdos produzidos pela empresa e relacionados ao tema em questão ou para sites de parceiros. 

Ao citar uma informação obtida em uma pesquisa realizada por terceiros, é sempre recomendado disponibilizar o link para a publicação original, conferindo maior credibilidade às informações fornecidas.

Uma das inovações do UX SEO é a relevância que o uso de imagens e vídeos otimizados com Alt Tag ganhou para o ranqueamento das páginas.

Alt Tag é, basicamente, um recurso que facilita a leitura do Google ao combinar a imagem com o uso de palavras-chave e descrição do conteúdo, facilitando a identificação do que ela representa. 

Com as atualizações mais recentes, os mecanismos de busca inauguraram a era do SEO Experience. Por isso, o conceito de UX deve ganhar ainda mais relevância nos próximos anos e concentrar os esforços de desenvolvedores para que as empresas mantenham a sua competitividade.

Nesse sentido, é muito importante saber também quais são as falhas mais comuns a serem evitadas nas estratégias de SEO Experience. Então, aproveite e confira: “SEO: 5 falhas para não cometer”.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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