Sprint 0: deve existir ou não?

Sprint 0 deve existir ou não?!

[uma pausa para as reflexões...]

O fato é que na prática essa Sprint é de extremo valor, pelo menos aos meus olhos....

Quando iniciamos uma Sprint precisamos de insumo para o time de desenvolvimento colocar a mão na massa e ao final gerar um incremento do produto ... No caso da Sprint 1, algumas coisas, além dos requisitos, precisam acontecer, e é aí que entra a Sprint 0.

No meu caso, costumo criar um grande bloco de tarefas que chamo de Planejamento Inicial & Sprint 0.

Quando possível, eu separo essas atividades em dois blocos:

Onde atuo mais sozinha, planejando as dinâmicas, conhecendo um pouco o projeto, fazendo o cronograma, entendendo o contrato... Ou seja, são atividades quando ainda não tenho um time alocado e a autorização para dar o start no projeto.

Quando tenho autorização para iniciar o projeto e já time alocado, então passo para a fase mão na massa aplicando as dinâmicas, conhecendo time, fazendo os alinhamento com o cliente, apoiando o product owner na construção do backlog e refinamentos. O foco é garantir os insumos necessários para início da Sprint 1 e remover aqueles impedimentos iniciais.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Ao final da Sprint 0 temos:

● #time formado, alinhado e um pouco mais entrosado

● papéis e responsabilidades claros

● férias e ausências mapeadas

● ambiente e máquinas dos desenvolvedores prontas

● product backlog priorizado

● itens do product backlog prontos para entrarem na esteira de desenvolvimento

● road map do projeto

● stakeholders com as expectativas alinhadas

● dinâmicas da Sprint 1 planejadas

Se você observar, ter planejamento inicial e sprint 0 separados não faz tanta diferença, o mais importante é o resultado!

Sprint - Interna.png

Quando comecei na agilidade não conseguia ligar muito bem os pontos, e nem saber onde cada atividade deveria entrar. Vim do modelo cascata, então todo o meu modelo de pensamento era sequencial e pouco flexível. Sentia falta de algo estruturado, de "como" fazer as coisas, tinha a sensação de que o lema era "vai fazendo e as coisas vão acontecendo e você vai reagindo" e com isso perdi o time de algumas coisas.... hoje penso e planejo mais, faço rascunhos, pesquiso, testo, peço ajuda...e também erro, pois faz parte do processo…

E vale lembrar que Sprint 0 não está presente no Scrum Guide, e que nada mais é do que a fase preparação para início do jogo... sendo assim, você pode usar o nome que achar mais adequado! 

 

Sobre o autor

Joyce Sá

Profissional com mais de 15 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, com foco em negócio e atendimento de clientes e stakeholders. Agile Master, com formação em Tecnologia da Informação e Pós Graduação em Gestão e Gerenciamento de Projetos.

https://www.linkedin.com/in/joycesouzasa/