fundo roxo, ilustração de um homem branco ao centro segurando um balão de fala, ao redor ícones de comunicação

Você vai ler sobre:

  1. Tendências para comunicação com o cliente e marketing: conheça as apostas para 2023
  2. Eventos híbridos
  3. Conteúdos educativos
  4. Atendimento multicanal e integração omnichannel
  5. Participação ativa de comunidades
  6. Conversational Marketing
  7. User-Generated Content
  8. Ações orientadas por dados e aprimoramento de análises

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Ao início de cada ano, tradicionalmente, as empresas avaliam suas estratégias para entender o que deu certo e o que deu errado com as escolhas realizadas no ano que se passou. Essa também costuma ser uma oportunidade para se atualizar sobre novas estratégias que despontam como tendências para comunicação com o cliente e marketing.

Com as inovações tecnológicas recorrentes e também com a influência das mídias digitais no comportamento de clientes e empresas, investir nas tendências certas de comunicação e marketing pode ser o ponto de virada para o sucesso de um produto, serviço ou mesmo de uma marca!

Cada vez mais imprevisíveis e disruptivas, as tendências apontam para alguns caminhos novos e outros já pavimentados pelas inovações tecnológicas dos últimos anos.

Então, para ajudar gestores que buscam atualizar os seus conhecimentos e informações para fazer de 2023 um ano de ainda mais sucesso, apontamos a seguir as principais apostas em tendências de comunicação e marketing da atualidade!

Tendências para comunicação com o cliente e marketing: conheça as apostas para 2023

Antes de apresentarmos as tendências para comunicação e marketing em 2023, é importante esclarecermos ao que nos referimos quando falamos sobre “tendências” para uma área.

Segundo o conceito proposto por Philip Kotler, considerado um dos pais do marketing moderno, uma tendência é apenas uma sequência de eventos que seguem um padrão e apontam um impulso para uma direção. 

No segmento do marketing, portanto, uma tendência é detectada a partir da identificação de um padrão repetitivo no comportamento de consumidores. Esses padrões, por sua vez, são identificados a partir de análises de dados e pesquisas de comportamento ou satisfação.

Logo, uma tendência não significa o mesmo que uma regra de como uma empresa deve se comportar no futuro ou em que ela deve investir. Porém, estudar as tendências e analisá-las à luz da realidade da sua empresa é fundamental para entender as possibilidades de aprimoramento, conforme o comportamento dos clientes, e de antever necessidades e demandas futuras.

Então, lembre-se de que as tendências apontadas a seguir não são práticas obrigatórias em toda empresa, mas podem ser úteis para avaliar como estruturar e planejar as estratégias para o restante do ano!

1. Eventos híbridos

Em 2020 e 2021, durante o período mais grave da pandemia de Covid-19, grande parte dos eventos presenciais foram substituídos por eventos virtuais. 

Esse período foi importante para entender as possibilidades, limites, vantagens e desvantagens dos eventos virtuais. 

Assim, em 2022, com a vacinação da população e a flexibilização do distanciamento social, os eventos presenciais voltaram, mas sem abdicar das vantagens oferecidas pelas ferramentas digitais, surgindo a tendência de opção pelos eventos híbridos.

Nos eventos híbridos, combinam-se as vantagens dos eventos presenciais e virtuais. Ou seja, os eventos podem ocorrer de forma presencial e digital simultaneamente, usando para isso as transmissões ao vivo e os chats de vídeo. 

Dessa forma, mesmo quem não pode estar presente consegue aproveitar e participar dos eventos de forma remota! 

Os eventos híbridos ainda acompanham outra tendência já conhecida a alguns anos: o investimento em experiências omnichannel, que buscam a combinação dos recursos online e offline, conforme as preferências dos clientes e usuários.

Portanto, investir em infraestrutura e tecnologias que permitam acompanhar a demanda por eventos híbridos e outras formas de experiências omnichannel será importante para empresas que visam atingir um público mais amplo e exigente.

2. Conteúdos educativos

Ano após ano é detectada a tendência de que as pessoas estão mais propensas a consumir conteúdos em forma de vídeo do que em forma de texto. Além disso, cada vez mais as pessoas buscam usar a internet e os canais digitais para o seu aprendizado e crescimento pessoal.

Com isso, o que se observa é um bom desempenho de conteúdos educativos em forma de vídeo, que visam fazer os consumidores avançarem na jornada de compra enquanto são transmitidos conhecimentos úteis sobre a dúvida ou problema que os visitantes carregam.

Nesse sentido, em 2022 as empresas que produziram conteúdos como Webinars, palestras, cursos online e outras atrações, conseguiram um melhor desempenho em aquisição e conversão de leads.

3. Atendimento multicanal e integração omnichannel

Entre as demandas e exigências dos clientes que vêm determinando as tendências para as áreas de comunicação com o cliente e marketing, o atendimentoo multicanal é uma das que mais vem incentivando atualizações nas estratégias de empresas.

Isso porque com a grande influência que a internet tem para as relações de consumo, clientes acostumaram-se a ter à sua disposição diferentes canais para interagir com as empresas.

Portanto, faz-se necessário não só manter canais como sites, aplicativos e perfis em redes sociais, mas também investir para que eles funcionem adequadamente e em consonância com as expectativas criadas. 

Nesse sentido, o atendimento multicanal maximiza os benefícios associados caso a empresa também invista em formas de interação imersiva e personalizada, com recursos como Inteligência Artificial, chatbots, integração omnichannel e outros recursos que tornam as experiências mais fluidas.

4. Participação ativa de comunidades

Um dos fenômenos que se observa em todos os segmentos de empresas quando o comportamento dos consumidores é analisado é o papel cada vez mais determinante de comunidades que compartilham uma identificação.

Isto é, marcas que transmitem aos seus consumidores um sentimento de compartilhamento de uma identidade, pauta social ou valor, têm mais sucesso no número de interações e engajamento obtido. Isso, naturalmente, gera mais visibilidade, leads e, consequentemente, vendas.

Desse modo, será importante para o futuro das empresas encontrar formas de incentivar o sentimento de pertencimento e comunidade, associando uma marca a determinados valores e práticas que condizem com o defendido pelos clientes.

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5. Conversational Marketing

O “Conversational Marketing”, ou, em tradução livre, “marketing conversacional”, vem sendo considerado pelos especialistas a principal tendência em comunicação e marketing para 2023.

O conceito se refere, basicamente, às estratégias de marketing que têm como foco as conversas com os usuários que acontecem em tempo real. Atualmente, as conversas podem se dar por meio de comentários e interações em postagens, conversas com chatbots ou mesmo pelas tradicionais chamadas telefônicas. 

Assim, o conversational marketing acontece quando usamos dados sobre as conversações para aprimorar as respostas fornecidas por bots ou atendentes, visando sempre a otimização da conversa para conduzir os clientes na jornada de compra.

Empresas mais adiantadas no conversational marketing já utilizam recursos de automação e Inteligência Artificial até mesmo em chamadas telefônicas para aumentar a capacidade de compreensão. Com isso, as máquinas estão se tornando mais aptas a interagir de formas complexas, contemplando até mesmo o uso de emojis, gírias e outras formas de expressão menos convencionais adotadas pelas pessoas.

6. User-Generated Content

“User-Generated Content”, é uma expressão que pode ser traduzida como “conteúdo gerado pelo usuário”, tratando-se de um conceito quase autoexplicativo e de outra tendência de marketing e comunicação apontada como uma das mais importantes para 2023.

Basicamente, as empresas vêm assimilando uma prerrogativa inerente à era da internet: todo usuário é um criador de conteúdo e influenciador em potencial. 

Isto é, as empresas que fazem os clientes associarem as experiências positivas com as suas marcas e os incentivam de forma ativa a compartilhar essas experiências em suas redes, têm conseguido excelentes resultados em engajamento, obtenção de leads e vendas. Tudo isso de forma orgânica. 

Para outros clientes em potencial, ver um conteúdo criado por outro usuário, relatando de forma espontânea sua experiência com um produto ou serviço, é um indicativo de qualidade altamente confiável.

7. Ações orientadas por dados e aprimoramento de análises 

Orientar-se por análises produzidas a partir da coleta de um grande número de dados não é uma tendência nova, mas sua importância deve sempre ser reforçada. Especialmente com a transformação digital que vivemos, há um número ilimitado de dados para se coletar e de formas de gerar interpretações e insights. 

Com o esperado avanço das tecnologias digitais para os próximos anos, as empresas que ainda não investem em automação, inteligência artificial e plataformas capazes de integrar essas ferramentas perderão espaço frente a soluções mais inovadoras. 

Assim, indicamos que você continue atualizando seus conhecimentos sobre as tendências para comunicação com o cliente e marketing com outra leitura. Confira: Data-driven Marketing: saiba tudo sobre a tendência e como ela ajuda a otimizar a verba de marketing

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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