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Transformação Digital: Como o chatbot facilitou a rotina de empresas públicas?

Time Lumis

Publicado 01/01/2025 3 min leitura

O avanço tecnológico e a transformação digital vem transformando diversas empresas de setores distintos, e o setor público não iria ficar de fora.

Desde a adoção das novas tecnologias, as interações entre empresas públicas e cidadãos tem se tornado cada vez mais fácil. Com a utilização de chatbots, além de agilizar os atendimentos, reduz o número de atendimentos presenciais, diminuindo custos para a própria empresa. 

A Transformação Digital em Empresas Públicas


A transformação digital no setor público está avançando cada vez mais, e tem se tornado essencial na modernização e automação dos processos, promovendo eficiência e qualidade na gestão pública. A prestação de serviços aos cidadãos precisam de agilidade e precisão e a utilização de tecnologias é o que faltava para otimizar os processos e operações.

Ao automatizar processos, alguns colaboradores podem ser direcionados a outras atividades auxiliando ainda mais na melhora dos serviços oferecidos, tendo  menos falhas e garantindo mais precisão e consistências. 

O Brasil se destaca no cenário de Govtechs, com mais de 470 startups e PMEs oferecendo soluções para os desafios públicos. O Mapa GovTech – Brasil 2024 revela um aumento significativo no número dessas empresas nos últimos anos, evidenciando o interesse e o potencial do setor para impulsionar a economia e a prestação de serviços de forma mais eficiente. Fonte: Mapa GovTech

Confira alguns benefícios da digitalização de empresas públicas:

  • Eficiência Operacional
  • Transparência e Prestação de Contas
  • Agilidade na Tomada de Decisões
  • Redução da Burocracia


Principais Aplicações de Chatbots em Serviços Públicos


As aplicações do chatbot para em serviços públicos são diversas e o uso dessa tecnologia traz uma proximidade com os cidadãos, além de garantir agilidade no atendimento.

Vamos conferir as principais aplicações:

Atendimento ao Cidadão 24/7:  Os chatbots fornecem informações e esclarecem dúvidas frequentes dos cidadãos a qualquer hora, sem a necessidade de intervenção humana, melhorando a experiência do usuário.

Agendamento de Serviços: Facilita o agendamento de compromissos como renovação de documentos e outros serviços públicos, otimizando o tempo dos usuários e dos funcionários.

Envio de 2ª Via de Boletos ou Contas: Permite que os cidadãos solicitem e recebam a segunda via de boletos ou contas a pagar de forma inteligente, evitando atrasos e juros por pagamentos em atraso.

Divulgação de Informações e Campanhas: Divulga informações sobre serviços, campanhas de conscientização e atualizações governamentais, alcançando um público amplo de maneira eficiente.

Coleta de Feedback e Ouvidoria: Recebe sugestões e reclamações dos cidadãos, permitindo que o governo identifique áreas que apresentam melhorias e responda de forma mais ágil às demandas da população.

Automação de Processos Internos: Auxilia na automatização de processos burocráticos, como emissão de licenças e permissões, facilitando o tempo de processamento e aumentando a eficiência administrativa.

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Quais os Impacto nos Processos Internos de Empresas Públicas?


A utilização de chatbots em empresas públicas pode ter um impacto significativo na eficiência operacional, transformando as perspectivas, trazendo melhores resultados no atendimento aos cidadãos e nos custos. Chatbots podem lidar com tarefas rotineiras, como responder a perguntas frequentes e fornecer entregas simples.

Além das principais aplicações citadas anteriormente, podemos falar sobre alguns impactos positivos que a utilização de chatbot causam em empresas, otimizando a comunicação, como, por exemplo:

  • Integração a outros sistemas de negócios, como CRM;
  • Oferecer experiências personalizadas com base no comportamento e nas preferências do usuário, melhorando o envolvimento e a satisfação do cliente
  • Através de coleta e análise de dados, os chatbots podem fornecer informações sobre o comportamento e as necessidades do cliente;
  • Os chatbots podem estar presentes em diversos canais de comunicação, como sites, aplicativos, plataformas de mensagens.


De acordo com um estudo, 68% das pessoas gostam das respostas rápidas que os chatbots oferecem. Fonte: LocaliQ. Com base nesse dado, podemos entender que o impacto positivo dos chatbots não se aplica somente nas empresas, mas nos cidadãos também, que passam a apreciar a agilidade que os chatbots oferecem.

A combinação de chatbots com inteligência artificial permite a personalização dos serviços oferecidos aos cidadãos, antecipando suas necessidades e fornecendo respostas mais precisas e eficientes. 

Quanto mais avançamos na tecnologia, mais podemos ver que é impossível ficar sem o uso dela. A implementação de chatbots em empresas públicas se mostra como uma solução potente que traz diversos benefícios e vantagens. Além de agilizar o atendimento ao cidadão, os chatbots promovem maior acessibilidade, facilidade e personalização.

A transformação digital no setor público, impulsionada pelo uso de chatbots, representa um avanço rumo a uma gestão pública mais eficiente e orientada à transparência, oferecendo melhores soluções e experiências para todos.

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