Você vai ler sobre:
Que o comportamento do consumidor vem mudando com a transformação digital já não é mais uma novidade. Se antes, passávamos horas indo de loja em loja pesquisar produtos que atendessem nossas necessidades, hoje com uma simples busca na internet conseguimos encontrar a melhor solução para os nossos problemas. Por isso, se torna cada vez mais importante construir uma presença digital, e mais do que isso é fundamental estar bem posicionado nos mecanismos de buscas para que os usuários encontrem facilmente sua marca.
Nesse sentido, já comentamos aqui no blog a importância do investimento em SEO. Mas, o que muita gente não sabe é que existem diversas ferramentas para ajudar as empresas nesse desafio. Quer conhecer algumas delas, e entender como elas podem ser úteis ao seu negócio? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no post de hoje.
Entenda a importância do SEO para seu negócio
Para você entender por que as estratégias de SEO são tão importantes é preciso que você compreenda o que exatamente isso se refere. SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar sites, blogs e páginas na web com objetivo de melhorar o seu posicionamento orgânico nos mecanismos de buscas, como o Google. Resumindo, o SEO é uma peça chave para tornar seu site mais visível, o que significa mais tráfego e mais oportunidades de converter clientes em potenciais clientes.
Aqui no blog, a gente sempre comenta como a transformação digital mudou muito a forma como as pessoas consomem. Hoje, os consumidores vivem em um mundo totalmente conectado, e quase todos os nossos processos de compra passam por um buscador. Para se ter uma ideia, segundo a Abradi, Associação Brasileira de Agentes Digitais, 93% dos processos de compra online se iniciam em mecanismos de pesquisa, como o Google. Outro estudo realizado pela Accenture, mostra que cerca de 94% dos compradores B2B realizam pesquisas online antes de fechar um negócio. Esses dados mostram como é fundamental estar presentes nos mecanismos de busca.
Mas mais do que isso, para se destacar no mercado e ter sucesso nos dias de hoje é necessário que as empresas estejam muito bem ranqueadas. Uma pesquisa feita pela empresa Relevance, aponta que a primeira posição na busca orgânica do Google recebe 18,2% de todo o tráfego. Com a segunda, terceira e quarta colocações recebendo 10,1%, 7,2% e 4,8%, respectivamente, enquanto os outros resultados ficam com menos de 2% do tráfego, o que evidencia a importância de estar bem ranqueado.
Portanto, adotar estratégias de SEO é um passo fundamental para as empresas que desejam ter sucesso nos dias atuais, além de gerar diversos benefícios para a marca, SEO contribui significativamente para uma melhor experiência do usuário. Abaixo, listamos os principais benefícios que a prática tende a trazer para sua empresa, confira:
- Aumento a autoridade do seu negócio;
- Mais tráfego para seu site;
- Melhor ranqueamento nos mecanismos de buscas;
- Aumento na taxa de conversão;
- Contribui para o tráfego qualificado;
- Melhora a experiência do usuário.
Para que serve as ferramentas de SEO?
Bom, agora que você já entendeu o poder que o SEO, deve estar querendo saber como aplicar isso na sua empresa, não é mesmo? Aqui no blog, já mostramos uma série de dicas de como com pequenas ações já é possível começar a otimizar suas páginas para os mecanismos de buscas. Mas vale ressaltar que com o apoio de algumas ferramentas esse trabalho se torna muito mais fácil. Abaixo listamos algumas delas, confira:
- Google Analytics:
O Google Analytics é uma das principais ferramentas de SEO no mercado. Com ela, as empresas conseguem ter acesso a uma série de métricas de análise de tráfego e desempenho, que são importantes para a otimização das suas páginas. Dessa forma, você poderá ver dados sobre sua audiência, número de visualizações mensais, páginas mais visualizadas, tráfego referido, taxa de rejeição, entre outras informações.
- Google Search Console:
Outra ferramenta muito utilizada no mercado, Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google para te ajudar a monitorar e melhorar a presença das suas páginas nos resultados de pesquisa. A ferramenta conta com recursos para ler a sua página como os algoritmos do mecanismo de busca leria. Com isso, você conseguirá saber quais ajustes precisam ser feitos nas suas páginas para alcançar um ranqueamento melhor.
- Keyword Planner – AdWords:
Outra ferramenta do Google, o Keyword Planner é o principal mecanismo quando falamos em palavras-chaves. Ele é utilizado para buscar os melhores termos que o seu negócio pode usar para seus conteúdos. Com os recursos disponíveis na ferramenta você pode definir filtros de palavras, de localização e de idioma.
- Google Trends:
Outra ferramenta fundamental no planejamento de palavras-chave é o Google Trends. Ela permite identificar quais palavras-chaves estão sendo mais procuradas no momento. Isso ajuda você a ranquear mais rapidamente para as tendências de busca. Além disso, você também pode realizar comparações entre diferentes temas e avaliar a sazonalidade de um tema. Tudo isso com base nos dados do banco de dados do próprio Google.
- SEMrush:
Mesmo sendo paga, ao contrário das outras opções mostradas aqui, esse é um dos recursos mais completos do mercado, pois tem como objetivo melhorar a competitividade da página da web por meio do desenvolvimento de ações de otimização inteligentes. Para isso, a ferramenta de análise de SEO disponibiliza uma infinidade de informações, realizando uma auditoria complexa do site da sua empresa.
Vale ressaltar, que mais do que apenas possuir uma presença online, para sair na frente da concorrência e obter uma vantagem competitiva é imprescindível estar bem posicionado nos mecanismos de buscas. Afinal, os usuários querem cada vez respostas mais rápidas para seus problemas. As estratégias de SEO buscam atingir exatamente esse objetivo e apesar de não ser um trabalho tão simples, como vimos, com as ferramentas sua empresa conseguirá atingir excelentes resultados.