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Você vai ler sobre:

  1. O que é Web Analytics?
  2. Entenda a importância das ferramentas de analytics
  3. Conheça algumas ferramentas de Analytics

Aqui no blog, costumamos detalhar como com a transformação digital os indivíduos se tornaram cada vez mais empoderados, desejando receber experiências cada vez mais personalizadas. Por isso, nunca foi tão importante entender o comportamento dos consumidores como nos dias atuais. 

Não é à toa que as ferramentas de analytics têm se popularizado de forma significativa no mercado. Se antes era necessário apenas ter uma presença digital forte, hoje isso por si só já não tem grande valor. Portanto, mais do que ter uma presença online, é preciso entender o que os usuários fazem e como se comportam dentro dos canais digitais. É através desse conhecimento que as empresas conseguirão oferecer serviços personalizados e sair na frente da concorrência. Nesse sentido, o Web Analytics tem papel fundamental nos dias atuais. 

Quer entender mais sobre o assunto e descobrir como a análise Web pode ajudar sua empresa? Então fique com a gente, pois é isso que iremos mostrar nesse post.

O que é Web Analytics?

Para que você compreenda a importância do Web Analytics para as empresas, é necessário que antes você saiba do que se trata isso. Dessa forma, podemos dizer que Web Analytics é uma metodologia que tem o objetivo de coletar, analisar e entender tudo que acontece dentro de páginas na web. Ou seja, é uma das maneiras que as empresas têm para entender o que verdadeiramente acontece dentro dos seus canais digitais. Através dessa metodologia é possível ter uma visão clara de como os usuários se comportam e assim criar estratégias que vão de encontro com esse comportamento.

Portanto, em outras palavras podemos dizer que o Web Analytic nada mais é do que um mecanismo para que as marcas saibam o que os seus usuários fazem nos sites. É importante ter em mente que existem muitos dados disponíveis para entender a forma como as pessoas interagem com o seu site. Por exemplo, você pode acompanhar as visitas gerais, as páginas nas quais os usuários passam mais tempo, os sites que os levaram ao seu site e muito mais. E é exatamente para isso que serve o Web Analytics.

Com o Web Analytics é possível ter acesso a uma grande quantidade de métricas que são fundamentais para orientar suas ações de marketing. Em uma era onde o índice de erros deve ser o menor possível basear decisões em dados concretos, deixando de lado “achismos” ou intuições contribui para melhorar os resultados de um negócio. Ou seja, o Web Analytics é peça chave na construção de uma cultura data-driven, onde decisões devem ser sempre pautadas através de informações que garantam os melhores resultados para a companhia. 

Além disso, o Web Analytics oferece uma compreensão definitiva e objetiva, dando às empresas a melhor chance de dominar seu mercado online. Isso é, a maneira como os consumidores interagem com uma marca, e os caminhos que eles percorrem dentro dos canais digitais, são peças chaves para que as organizações possam otimizar os seus canais, aumentando a satisfação do consumidor, o que consequentemente gera um aumento nos seus resultados e ganhos para o negócio.

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Entenda a importância das ferramentas de analytics

Bom, agora que você já entendeu a importância do Web Analytics, de forma conceitual, deve estar querendo saber como na prática inserir isso no dia a dia da sua empresa. É nesse momento que as ferramentas de analytics cumprem o seu papel. Afinal, é fazendo uso dessas ferramentas que as organizações conseguem monitorar, coletar e analisar o comportamento dos usuários no mundo. Ou seja, é através delas que as marcas conseguem ter em mãos dados relevantes sobre o que acontece nas suas páginas webs.

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Na era da experiência, contar com essas ferramentas é quase que imprescindível para o sucesso de um negócio. Isso porque, é com base nos dados concretos e quantificáveis, coletados através delas, sobre o comportamento dos clientes que vão possibilitar que as empresas tracem estratégias para oferecer aquilo que os consumidores esperam. E não é apenas entregando serviços e produtos que atendam as demandas dos seus clientes, que as ferramentas de analytics podem ajudar. 

Além disso, analisando o comportamento dos seus usuários é possível conhecê-los a fundo, o que contribui fortemente para melhorar a comunicação entre sua marca e os consumidores. Aqui no blog, já mostramos como segundo uma pesquisa da Segment, 71% dos consumidores ficam frustrados com uma experiência impessoal. Portanto, as empresas que desejam se manter competitivas no mercado precisam se comunicar de forma mais individualizada com seus clientes.

Conheça algumas ferramentas de Analytics

Agora você já sabe o que é Web Analytics, e como as ferramentas de análise podem ajudar sua empresa, não é mesmo? Falta agora o principal, saber quais são essas ferramentas e como cada uma delas podem ser úteis para o seu negócio. Nesse sentido, listamos abaixo, algumas das principais ferramentas de analytics do mercado, confira:

Google Analytics: 

Vamos começar falando sobre o Google Analytics, uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas do mercado. O Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site.

A ferramenta permite analisar o tráfego de seus sites, acompanhar conversões e monitorar qual o comportamento dos usuários dentro dos seus canais digitais, tudo no mesmo lugar, tendo a possibilidade de obter uma compreensão mais profunda de seus usuários. Com ele, você também pode medir quais são os tipos de tráfego, visitas, tempo no site, taxa de rejeição, dados demográficos, conversões, entre outras métricas importantes para a gestão da experiência do usuário.

Woopra:

Woopra é uma plataforma para analytics que permite visualizar a atividade do usuário do seu site em tempo real. Ele mostra um perfil abrangente de cada usuário e rastreia toda a sua atividade, mesmo sem ele se cadastrar. Permite ainda a análise personalizável de um conjunto de dados, como segmentação, funis, retenção etc. 

Com Woopra, é possível ainda automatizar as ações orientadas a dados; como, por exemplo, exibir conteúdo personalizado ou fazer notificações em tempo real. Outro benefício da plataforma, é o rastreamento analítico em tempo real, enquanto o Google Analytics pode levar horas para ser atualizado.

Crazy Egg:

Outra plataforma paga, o Crazy Egg é uma ferramenta de analytics que através da análise tagging armazena o comportamento de cliques e rolagem do usuário em um navegador de internet utilizando estes dados para gerar vários tipos de mapas de calor. Com o poder da tecnologia Heatmap, a plataforma oferece uma imagem visual do que os visitantes do site estão fazendo em suas páginas da Web.

Ele mostra onde as pessoas estão movendo o mouse na página e onde clicam. Portanto, esse tipo de rastreamento ajuda a ver quais áreas estão atraindo mais atenção e interação dos usuários. 

Hotjar:

O Hotjar é uma ferramenta para a otimização de um site. Ela oferece dados sobre a interação dos visitantes com o conteúdo da página online. Essas estatísticas mostram como é o comportamento do usuário no site. Ou seja: mostra os pontos cegos da página e também as oportunidades que podem ser melhor aproveitadas pela empresa.

Com a ferramenta é possível entender o que os usuários querem, com o que se preocupam e como interagem no seu site. Representando visualmente seus cliques, toques e comportamento de rolagem. Suas principais funcionalidades são: gravar as interações dos usuários no site, apresentar o funil de conversão, analisar formulários e realizar pesquisas em tempo real.

LumisXP: 

O LumisXP é uma plataforma de Experiência Digital, desenvolvida pela Lumis para oferecer uma gestão completa da experiência do usuário. Através de uma API, a plataforma facilita a coleta das interações dos usuários dentro dos canais digitais. Ou seja, com os recursos de Analytics do LumisXP, é possível extrair inúmeros relatórios de comportamentos dos usuários.

Com as ferramentas de analytics do LumisXP, é possível mapear as jornadas dos clientes, através de relatórios que mostram o que cada usuário (mesmo os não identificados) fez dentro dos canais digitais. Além disso, a plataforma permite utilizar os dados de comportamento nos canais digitais para gerar segmentações específicas, que podem ser utilizadas para os mais variados objetivos de negócio.

 

Como vimos, entender o comportamento dos usuários dentro dos seus canais digitais é um passo determinante para que uma empresa tenha sucesso em sua jornada nos dias atuais. Apesar de não ser uma tarefa tão simples, contando com as ferramentas certas é possível coletar, analisar e entender tudo que os seus usuários fazem dentro das suas páginas webs. O que é fundamental para entregar experiências cada vez mais ricas e satisfatórias a seus clientes. 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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