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Construção de experiências personalizadas

Aprenda a construir experiências personalizadas baseadas em segmentação de usuários.

Tipo
Complementar
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  • Alta performance em conteúdos segmentados

    Nesta seção, veremos como como otimizar o desempenho de experiências personalizadas usando cache por segmentação.

    Descrição

    Conceito de personalização baseado em segmentação

    • A personalização do conteúdo é calculada com base no comportamento do usuário e na segmentação.
    • Isso permite que o sistema mostre mensagens específicas para cada usuário com base em suas preferências e histórico de busca.
    • No entanto, a personalização intensiva pode consumir muitos recursos no backend, especialmente quando há milhares de usuários acessando o portal.

    Otimizando a performance através do cache por segmentação

    • Para evitar sobrecarregar o backend, é possível utilizar um conceito chamado "contexto" para gerar um cache por segmentação.
    • Os elementos do contexto são disponibilizados pelo canal e podem ser usados para determinar quais conteúdos serão mostrados aos usuários com base em suas características compartilhadas.
    • Isso significa que todos os usuários pertencentes às mesmas segmentações verão o mesmo conteúdo aproveitando um cache otimizado.

    Exibição de mensagens diferentes para usuários não segmentados

    • Quando um usuário não faz parte de nenhuma segmentação específica, ele receberá uma mensagem padrão que não foi personalizada com base em seu comportamento.
    • Isso garante que os usuários que nunca fizeram uma busca também tenham acesso ao conteúdo do portal, mesmo que não recebam mensagens personalizadas.
    Posição
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  • Automação de Experiências para forçar cálculo de segmentação

    Neste vídeo, vamos explicar como a automação da experiência pode ser usada para criar experiências em tempo real, personalizadas com base na segmentação.

    Descrição

    Introdução

    • Periodicamente o LumisXP recalcula os membros das segmentações e coloca os usuários nas segmentações apropriadas.
    • Existe um atraso de aproximadamente cinco minutos após o usuário realizar uma ação para que ele seja incluído na segmentação correspondente.
    • Para melhorar isso, é possível criar uma automação de experiência que permite forçar o recálculo de uma segmentação com base em algum comportamento do usuário.

    Automação de experiências

    • A funcionalidade de automação de experiência permite que publicadores automatizem tarefas para melhorar a experiência de seus clientes.
    • Essa automação é feita por fluxos de execução criados pelos publicadores.
    • É possível forçar o recálculo de uma segmentação com base em algum comportamento do usuário.

    Exemplo prático

    • É possível segmentar usuários que fizeram uma busca no portal e direcionar conteúdos para essa segmentação.
    • Nesse cenário, se o usuário realizar uma busca no portal ele entra na segmentação mas não visualiza os conteúdos dessa segmentação instantaneamente.
    • É possível criar uma automação de experiência que força o recálculo da segmentação quando um usuário realiza uma ação de busca.
    • Com isso, a experiência pode ocorrer em tempo real.
    Posição
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  • Criação de Novos Eventos de Monitoramento

    Neste vídeo vamos explicar como novos eventos de monitoramento podem ser criados

    Descrição

    Criação de eventos customizados para capturar informações relevantes

    • É possível criar eventos customizados para capturar informações específicas do negócio em um projeto.
    • Exemplo: Capturar o evento de escaneamento do código de barras em um estacionamento de shopping.
    • Essas informações podem ser utilizadas para análise e melhoria da experiência do usuário.

    Nomeando e definindo os eventos customizados

    • Ao criar um evento customizado, é importante escolher um nome que reflita o negócio e seja independente das mudanças na interface.
    • Os eventos podem ter campos associados, que podem ser agrupados em categorias pré-definidas pelo sistema.

    Campos associados aos eventos

    • Os campos associados aos eventos são informações adicionais que podem ser capturadas junto com o evento principal.
    • Existem grupos pré-definidos de campos, como informações do navegador ou dados sobre a página visitada.
    • Também é possível criar novos campos de acordo com a necessidade do negócio.
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  • Gerar eventos de monitoramento usando Javascript

    Neste vídeo será explicado como gerar o monitoramento de um evento customizado

    Descrição

    Documentação

    • Acesse a documentação do LumisXP para obter informações sobre como gerar eventos de monitoramento utilizando JavaScript.
    • Na documentação buscar por "API Javascript de Monitoramento".
    • Nesta página, você terá todas as orientações necessárias para gerar eventos de monitoramento utilizando JavaScript.

    Capturando eventos

    • Para capturar eventos utilizando JavaScript, pode ser utilizado a função `lum_track`
    • É possível incluir informações adicionais e um callback opcional para tratar o evento.
    • Os dados consolidados do evento podem ser classificados e utilizados para monitoramento ou outras finalidades.
    • É possível chamar o evento com um código específico e passar valores adicionais, se necessário.
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  • Publicando conteúdos para segmentações de usuários

    Nesta seção, exploraremos o uso de segmentações no LumisXP integradas com gestão de conteúdo para aprimorar a experiência do usuário final. Você aprenderá como capturar usuários com base em suas ações, criar avisos personalizados e oferecer uma experiência mais relevante.

    Descrição

    Visualização dos usuários que fizeram a busca

    • Ao acessar a área de segmentação de usuários como administrador, é possível visualizar todos os usuários que fizeram uma busca no portal.
    • É possível capturar os usuários que fizeram uma busca recentemente ou dentro de um intervalo de tempo específico.
    • Os usuários capturados podem ser salvos para posterior segmentação.

    Criação e publicação de avisos personalizados

    • É possível criar avisos personalizados na área de administração de conteúdo.
    • Os avisos podem conter links e informações relevantes para os usuários.
    • Os avisos podem ser direcionados para usuários de uma determinada segmentação.
    • Após a publicação dos avisos, eles aparecem na página inicial do portal para os usuários segmentados.

    Exibição dos avisos aos usuários segmentados

    • Ao acessar o portal, os usuários segmentados verão os avisos personalizados na página inicial.
    • Os avisos não serão exibidos para aqueles que não se enquadram nos critérios da segmentação.

    Benefícios das segmentações

    • As segmentações permitem oferecer uma experiência personalizada aos usuários.
    • A criação de avisos personalizados aumenta a relevância das informações apresentadas.
    • Os avisos são exibidos apenas para os usuários que atendem aos critérios definidos nas segmentações.
    Posição
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  • Rest API com cache por segmentação

    Neste vídeo explicaremos sobre o cache por contexto de segmentação em REST API

    Descrição

    Habilitando cache por segmentação em REST API

    • É possível configurar avisos segmentados não apenas em canais móveis e websites, mas também em outros canais digitais, como aplicativos.
    • Esses aplicativos podem estar integrados via API REST.
    • O LumisXP permite, nativamente, habilitar API REST de diversos serviços, que inclui o serviço de avisos.
    • Essa API REST, pode usufruir dos benefícios de cache e contexto.
    • Para usar cache com segmentação, é necessário habilitar a chave de segmentações na interface lista.
    • Quando um usuário acessa uma URL pela primeira vez, as informações são armazenadas em cache. Na próxima vez que um usuário do mesmo segmento acessar a URL, ele aproveitará as informações armazenadas em cache.
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