Experiência dos seus usuários

Você vai ler sobre:

  1. A importância de oferecer boas experiências
  2. Dicas para melhorar a experiência dos seus usuários

Você já pensou como nos dias atuais estamos dispostos a pagar mais por serviço ou produto, para receber uma experiência mais agradável? Não à toa, melhorar a experiência dos usuários é uma das principais preocupações das empresas modernas. Com o mercado cada vez mais acirrado e competitivo, atender bem os clientes e fidelizá-los é imprescindível para o sucesso de um negócio.

É por isso, que hoje é fundamental que as organizações estejam atentas as experiências que oferecem para os consumidores. Afinal, isso pode ser vital para a saúde da companhia. Quer saber algumas atitudes que podem ajudar nesse sentido? Então continue conosco, pois no artigo de hoje daremos algumas dicas que são essenciais para melhorar a experiências dos seus clientes.

A importância de oferecer boas experiências

Antes de listarmos as dicas para melhorar a experiência dos clientes, que é o foco central desse artigo, é importante que a gente entenda porque oferecer boas experiências é fundamental nos dias de hoje. Isso está diretamente ligado às mudanças que aconteceram no comportamento do consumidor. Segundo Philip Kotler, guru do marketing digital, “os fatores culturais exercem a mais ampla influência sobre o comportamento do consumidor”. Essa frase permite com que a gente entenda como o comportamento do consumidor vem mudando, com o passar dos anos. Sobretudo, após um grande fator cultural que é o advento da tecnologia e a popularização da internet.

Aqui no blog, já falamos como com essa mudança, e a grande transformação digital vivida pelas as empresas, alterou a forma como as marcas e clientes se relacionam. Hoje o consumidor está cada vez mais empoderado, munido de informações e inserido no mundo digital. Por isso, o foco do marketing, assim como o mercado, passou por grandes mudanças.

Enquanto nas primeiras eras, o foco estava no produto e nas estratégias para aumentar as vendas, hoje o cenário é bem diferente. Para se manter competitivo no mercado atual, o foco das empresas deve estar inteiramente no consumidor, com todas as suas características, desejos e contextos. Mais do que isso, é necessário que as organizações forneçam soluções que realmente resolvam os problemas de seus clientes e atendam exatamente suas expectativas.

É por isso, que oferecer uma boa experiência digital tem ganhado cada vez mais destaque. Afinal, no mundo atual, sua empresa está competindo com milhares de concorrentes, e experiências ruins podem tomar grandes proporções. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Consumer Commitment Index, realizada pela Officina Sophia Retail, 86% dos compradores pagam mais por uma experiência que consideram melhor. Outro estudo, aponta que o consumidor está disposto a pagar até 1/3 a mais por uma experiência de compra positiva.

cxp - interna-01.png

Portanto, oferecer boas experiências é fundamental para que uma organização consiga encantar seus clientes. Mas não só isso! Adotar ações de Customer Experience pode contribuir para a empresa como um todo, e trazer diversos benefícios para seu negócio. Abaixo listamos alguns deles, confira:

Dicas para melhorar a experiência dos seus usuários

Bom, como vimos o assunto Customer Experience é de extrema importância. Com uma simples reflexão conseguimos constatar isso. Basta a gente analisar, quais são as marcas que nós, como consumidores, somos mais fiéis? Certamente sua resposta vai ser aquela que te oferece boas experiências, não é mesmo? É por este motivo que o consumidor deve ser o foco central de um negócio. Afinal, clientes que se sentem apreciados, respeitados e valorizados pelas organizações criam uma conexão emocional com a empresa, o que contribui para sua fidelização.

Portanto, as empresas precisam ter em mente que o consumidor atual valoriza muito a experiência que recebe. E estar sempre aberta a adotar medidas para garantir que a jornada do cliente seja satisfatória.

Abaixo, separamos algumas dicas que as organizações devem adotar para oferecer experiências ricas e personalizadas, confira:

Como vimos melhorar a experiência dos seus usuários pode exigir uma certa dedicação, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Com pequenas atitudes é possível dar um passo significativo para transformar suas jornadas e garantir que seus clientes tenham boas experiências.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Muitas empresas já entendem que a experiência que o consumidor recebe está diretamente ligada ao seu sucesso. Mas, é importante ressaltar, que para que suas ações de Customer Experience tragam os resultados esperados, elas não devem ser encaradas como simples iniciativas. É preciso que as empresas adotem uma cultura fortemente focada no cliente. Se comprometendo em continuamente melhorar e elevar suas experiências.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/