Transformando Conexões e Experiências no B2B
Com todas as mudanças e avanços tecnológicos, o setor B2B está vivendo uma transformação na forma como as empresas se conectam, interagem e entregam valor aos seus clientes.
Empresas B2B que precisam, alinhar estratégias, automatizar processos e oferecer experiências personalizadas e integradas, encontram em uma plataforma DXP diversas funcionalidades que atendam essas e outras necessidades. Confira ao longo do texto.
O papel das DXPs na Transformação Digital do setor B2B
As Plataformas de Experiência Digital (DXPs) estão ganhando cada vez mais popularidade entre as empresas que buscam por transformação digital, principalmente empresas B2B, que precisam facilitar a gestão de conteúdos e alinhar experiências para diversos tomadores de decisão
Empresas B2B costumam enfrentar diversos desafíos nos processos de vendas, pois costumam ser longos, pois dependem de vários pontos e pessoas para finalmente “bater o martelo”. Soluções como o LumisXP possibilitam consolidar essas operações em um único ambiente digital, melhorando a eficiência e o engajamento ao longo da jornada do cliente. A capacidade de integrar dados de CRM, automação de marketing, ERPs e outros sistemas dá ao setor uma abordagem centralizada para atender às demandas cada vez mais digitais do mercado.
Como engajar clientes B2B?
A jornada do cliente B2B é excepcionalmente complexa e depende de vários tomadores de decisões. Embora as empresas que atendem diretamente ao consumidor tenham que gerenciar vários canais de vendas e marketing, elas não precisam lidar com as camadas adicionais de tomadores de decisão e influenciadores que são comuns em transações B2B.
Em cada estágio do funil, os compradores precisam de diferentes conteúdos e experiências para ajudá-los a tomar decisões informadas. Cada membro do grupo de compras têm diferentes prioridades, necessidades e pontos problemáticos, e todos eles precisam ser abordados com conteúdo e interações personalizados, sempre reforçando a solução do problema de cada um. No B2B, pode significar ofertas exclusivas para parceiros, interfaces específicas para cada segmento e até portais adaptados às preferências geográficas ou empresariais. O LumisXP permite implementar estratégias de maneira prática, utilizando inteligência de dados e automação para atingir públicos altamente segmentados.
Uma pesquisa da Gartner mostrou que 77% dos compradores B2B descrevem sua compra mais recente como "muito complexa ou difícil". Esse é o ponto crítico que você precisa abordar ao montar sua estratégia de venda.
Principais recursos do LumisXP para empresas B2B
O funil de vendas B2B começa com conscientização, passa por pesquisa e avaliação guiada pelo vendedor e termina com retenção. Em cada etapa da jornada de compra, a plataforma DXP deve ajudar a entregar conteúdo e experiências personalizadas e relevantes que impulsionam conversão, retenção e defesa de cada tomador de decisão.
A plataforma LumisXP atende às necessidades do setor B2B ao integrar funcionalidades robustas que simplificam e otimizam cada etapa do funil de vendas:
Gerenciamento de conteúdo
O LumisXP oferece um sistema de gerenciamento avançado que vai além de um simples CMS tradicional. Ele suporta diversos formatos de conteúdo, segmentação baseada em persona, análises e entrega de conteúdo omnicanal, permitindo que você crie, distribua e gerencie conteúdo em vários canais e dispositivos digitais. Você o usará para gerenciar sua estratégia de conteúdo de funil completo .
Conteúdo de valor
O conteúdo criado com o LumisXP não é apenas um ativo de marketing, mas também uma ferramenta para capacitação de vendas. A grande maioria do processo de tomada de decisão acontece sem sua equipe de vendas, sendo através de entregas de conteúdos certos no momento certo, pronto para os compradores em cada estágio do funil.
Personalização e segmentação
Com ferramentas integradas de inteligência artificial, o LumisXP analisa comportamentos e oferece conteúdos e experiências personalizadas para cada cliente, ajudando a aumentar o engajamento.
Análise e relatórios
Os recursos de análise e relatórios do LumisXP abrangem algumas áreas principais, como: Desempenho de conteúdo, Desempenho do canal, Receita e ROI. Ele também deve fornecer insights sobre jornadas do cliente, desempenho de ativos individuais e sucesso de campanha. Você pode usar isso para criar conteúdo que se alinhe aos interesses do seu público, entregar conteúdo pelos canais mais eficazes e construir um melhor entendimento de como cada parte do conteúdo contribui para a receita.
Automação e otimização de processos
Automatizar processos reduz custos operacionais e permite que as equipes foquem em atividades estratégicas, como desenvolvimento de novos negócios. Além disso, sistemas integrados ao LumisXP ajudam na visualização de métricas em tempo real, possibilitando ajustes rápidos e aumento da produtividade.
Um dos grandes desafios do setor B2B é a complexidade dos processos que envolvem vendas, contratos e acompanhamento do cliente. A utilização de uma plataforma DXP ajuda a simplificar essas operações ao automatizar tarefas rotineiras.
Com o poder de centralizar processos, oferecer personalização em escala e otimização de operações, as empresas B2B que adotam essas plataformas, que estão totalmente preparadas para atender às demandas futuras, conseguirão aumentar a eficiência e também criam novos estágios de engajamento e fidelidade.
A transformação tecnológica, unida à adaptação cultural e estratégica, é o caminho para não atender apenas às expectativas, mas superá-las. Está na hora de explorar ao máximo como uma DXP pode ser a solução para potencializar e agilizar as vendas B2B.