A sua plataforma DXP oferece proteção e segurança de dados?

Você vai ler sobre:

  1. Proteção e segurança de dados: a nova LGPD
  2. Proteção e segurança de dados: qual a relação com uma plataforma DXP?
  3. Plataforma DXP: para que serve?

Especialmente com o uso crescente de plataformas DXP (Digital Experience Platforms), a segurança da informação em grandes empresas é um fator cada vez mais importante para evitar fraudes e golpes de agentes mal-intencionados e também para garantir a privacidade de clientes e seus dados. 

Neste sentido, as empresas têm se preocupado em regularizar suas práticas e conformá-las com o que prescreve a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Então, se a sua empresa já usa uma DPX, ou pretende adotar uma plataforma para otimizar o gerenciamento de conteúdo e de dados, e você precisa entender melhor o que a LGPD determina, fique atento! 

Nos próximos tópicos vamos explicar os pontos mais importantes para entender a LGPD e a importância da sua relação de proteção e segurança com as plataformas DXP. 

Faça uma boa leitura e atualize as práticas de proteção de dados na sua empresa quanto antes! 

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Proteção e segurança de dados: a nova LGPD 

A digitalização das relações de consumo trouxe consequências para a forma como os dados de pessoas físicas e de empresas são expostos. 

Hoje, empresas de todos os segmentos recebem dados de visitantes, clientes, fornecedores, além das informações da própria empresa. E esses mesmos dados são utilizados em análises e relatórios para o aprimoramento de estratégias de marketing, vendas, retenção, inovação etc. 

Por isso, as formas de proteger e garantir a segurança e privacidade dos dados também vêm sendo aprimoradas. Afinal, nas redes digitais a atuação de agentes mal-intencionados, que roubam dados e informações de pessoas físicas e pessoas jurídicas causa prejuízos anuais que chegam à casa dos bilhões de dólares. 

Como medida preventiva, o que os governos de muitos países têm feito é regulamentar algumas práticas de proteção de dados visando a garantia de privacidade, tanto para empresas como para consumidores.  

Dessa forma, no Brasil, instituiu-se a Lei Geral de Proteção de Dados em 2018, que prevê práticas de segurança e medidas administrativas que favorecem a chamada “cibersegurança”. 

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) 

O texto completo da Lei Geral de Proteção de Dados está disponível online e você pode acessá-lo clicando no link. Contudo, as determinações da Lei podem ser resumidas nos seguintes princípios direcionados ao tratamento e armazenamento de dados: 

Proteção e segurança de dados: qual a relação com uma plataforma DXP? 

As plataformas DXP (Digital Experience Platforms) se tornaram uma ferramenta essencial para que as empresas sejam capazes de otimizar o gerenciamento da experiência dos clientes em seus canais digitais. 

Afinal, com a diversificação de canais de comunicação baseados em tecnologias digitais hospedadas na internet, gerenciar a interação com os clientes torna-se impraticável sem o apoio de uma ferramenta adequada, capaz de descentralizar o acesso às informações e automatizar as ações.  

Por isso, a adoção de uma plataforma DXP está entre os investimentos mais importantes que uma empresa pode fazer atualmente. 

Porém, justamente por lidar com o recebimento, processamento, análise e uso de um grande volume de dados relacionados aos clientes, fornecedores, parceiros etc., o uso de uma DXP requer cuidados especiais para garantir a proteção e segurança dos dados. 

Do contrário, a empresa pode ser penalizada, caso as informações sejam vazadas, expostas ou roubadas em crimes cibernéticos. 

Logo, concluímos que adotar uma DXP é essencial, mas para garantir que ela vai de fato beneficiar a empresa e compensar o investimento realizado, é preciso contar com uma plataforma que possibilite a implementação dos princípios defendidos pela Lei Geral de Proteção de Dados. 

DXP_ protecao e seguranca - Interna.png

Plataforma DXP: para que serve? 

Se você chegou até aqui, mas não sabe ou não entende bem o que é uma DXP, não se preocupe. 

Você provavelmente já sabe que o conceito de experiência do cliente é hoje o centro das atenções nas estratégias de marketing e vendas em grandes empresas. Por isso, nos últimos anos, desenvolvedores de softwares ligados a diferentes segmentos empresariais se dedicaram à criação de plataformas que ajudassem a otimizar o gerenciamento dos conteúdos publicados e da experiência dos clientes que entram em interação. 

Assim como mencionamos acima, uma DXP nada mais é do que uma plataforma dedicada a facilitar e ampliar as possibilidades de gerenciamento dos dados em uma empresa, incluindo suas interações com os clientes. 

Com o uso de uma DXP fica então muito mais fácil garantir a personalização da experiência do cliente, fazendo com que ele avance de forma natural na jornada de compra. Mas, além disso, as plataformas também automatizam o recolhimento de dados que podem ser usados para a produção de relatórios e geração de insights importantes para o aprimoramento das estratégias.  

E o conjunto integrado de tecnologias que formam as plataformas DXP oferecem suporte não apenas para as empresas B2B (Business to Business), mas também para B2C (Business to Customer) e B2E (Business to Employee), podendo beneficiar empresas de todos os segmentos de atuação. 

Em todos os casos, a adoção de uma DXP traz uma série de benefícios importantes para empresas que listamos a seguir! 

Aprimoramento da experiência dos clientes 

Com o uso de uma DXP os dados são administrados visando o aprimoramento de sua experiência, garantindo uma melhor percepção da marca, maior fidelização e, consequentemente, mais vendas. 

Integração dos canais de comunicação e atendimento 

O uso de diferentes canais de comunicação, como telefone, e-mail, redes sociais, aplicativos etc., não será mais um problema, uma vez que todos os canais podem ser integrados para administração centralizada da plataforma DXP. 

Gestão estratégica de dados para tomadas de decisão 

Com a integração de plataformas e dos canais de comunicação e da gestão de dados, a equipe passa a ter uma visão global dos processos de atendimento, conseguindo ainda gerar relatórios e produzir análises aprofundadas para apoiar as tomadas de decisão da empresa. 

Otimização de processos e economia de recursos 

Com os insights obtidos a partir da gestão estratégica de dados, os processos serão otimizados regularmente, gerando maior produtividade e economia de recursos. 

Se você quer saber mais sobre as plataformas DXP e sobre a importância da experiência do usuário para o sucesso das empresas nos próximos anos, aproveite e continue ampliando seus conhecimentos com a leitura do conteúdo: “SEO Experience: otimização focada na experiência do usuário”. 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/