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Um dos principais vilões contra o aumento de vendas de um e-commerce é o abandono de carrinhos. São diversos os motivos que levam o cliente a desistir da compra, e apesar de ser uma prática muito frequente, é preciso analisar esses motivos, pois são falhas que espantam seus clientes sem que você perceba, mas podem ser corrigidas.
Nesse sentido, é importante entender o comportamento do consumidor no seu site para entender os motivos que levam os consumidores a desistirem da compra e assim encontrar soluções para evitá-los. Quer saber mais sobre o abandono de carrinho e conferir algumas dicas para evitar essa prática? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.
Principais motivos de abandono de carrinho
Abandonar o carrinho é quando o cliente clica para comprar um produto na internet, colocando o produto em seu carrinho, mas não finaliza a ação da compra. Por isso, ele é um dos vilões do e-commerce, é uma venda que a empresa deixa de fazer. E é preciso entender os motivos que levam ao abandono de carrinho para prevenir essa ação e evitar a falta de conversão.
Normalmente, os motivos que fazem os consumidores desistirem da compra são problemas e obstáculos encontrados pelo site durante a jornada de compra. Se um e-commerce apresenta muitos erros, como páginas que não carregam ou as fotos dos produtos que não aparecem, o consumidor tende a ficar irritado com esses problemas e acaba desistindo da compra. Ter um site que não oferece uma boa navegabilidade ao usuário é um erro que pode comprometer a jornada do cliente e toda a sua estratégia de venda.
Outros motivos são as formas de pagamento, o prazo de entrega e o frete. Oferecer poucas opções de pagamento para os consumidores pode ser um grande motivo para o abandono de carrinho, assim como ter um prazo de entrega muito longo. Mas a maioria dos abandonos se deve ao valor do frete ser muito alto. Além disso, um erro enorme que faz os clientes abandonarem o carrinho são as mentiras. Mentir sobre frete grátis ou boas condições de pagamento é o pior caminho.
Cadastro longo demais, processos de checkout complexos, falta de confiança no site e muitos outros. A lista de motivos que levam ao abandono de carrinho é muito extensa, por isso o primeiro passo é entender quais desses problemas seu e-commerce está apresentando. Analisar a jornada de navegação do consumidor, entender o comportamento do usuário no seu site e identificar por qual motivo a compra não foi concluída é essencial para diminuir o abandono de carrinho.
Dicas para evitar o abandono de carrinho
Agora que entendemos o que é o abandono de carrinho e os motivos que levam o consumidor a desistir da compra, temos algumas dicas de como evitá-lo. Alguns desses motivos estão fora do alcance da empresa, mas existem ações que podem ser tomadas para evitar essa prática e aumentar a sua taxa de conversão e o resultado em vendas da empresa. Confira:
1. Ofereça um site responsivo
Os dispositivos móveis estão sendo usados para as mais diversas atividades e por isso, é dever da empresa priorizar a construção de páginas e sites responsivos. Ou seja, é preciso garantir que seu site irá adaptar o tamanho das suas páginas ao tamanho das telas de outros dispositivos, como celulares e tablets. Dessa forma, você consegue manter uma boa usabilidade e facilidade de encontrar as informações, independente do dispositivo que o cliente escolher utilizar.
2. Facilite o cadastro
Normalmente, é preciso de alguns dados básicos do cliente para formalizar a venda, mas é importante tornar esse cadastro rápido e prático. Cadastros muito longos podem levar ao abandono de carro e ação para evitar esse tipo de abandono é muito simples. Solicite apenas os dados que são realmente necessários e busque formas de facilitar, como oferecer o campo de CEP e permitir que os dados do endereço sejam preenchidos automaticamente.
3. Disponibilize as informações necessárias
Como já vimos, mentir sobre prazo ou frete é o pior caminho e aumenta o abandono de carrinho. Ser transparente é fundamental para que os seus clientes finalizem a compra. Por isso, forneça todas as informações possíveis antes do cliente colocar o produto no carrinho, desde detalhes técnicos do produto, até fretes e prazo de entrega, dessa forma, o consumidor só irá adicionar algo ao carinho quando tiver certeza que fará a conversão.
4. Identifique o cliente já conhecido
Se um cliente que já realizou o cadastro e já finalizou uma compra em seu site precisa preencher todos os dados solicitados novamente, se quiser fazer outra compra, ele provavelmente irá abandonar o carrinho. Para evitar esse abandono, é preciso identificar os clientes que já compraram em seu e-commerce. Dessa forma, você evita que o cliente passe novamente pelo processo chato de preencher os dados. Essa identificação, não só facilita a compra, como também ajuda na fidelização do cliente.
5. Recuperação
Muitas pessoas abandonam o carrinho por distração, desistência de última hora e outros motivos que não estão ao alcance da empresa. A melhor maneira de reverter essa situação é através da recuperação. Essa funcionalidade permite que quando o consumidor acessar o seu site novamente, ele irá retornar para a etapa de onde parou ou ainda terá no carrinho os produtos escolhidos. Com isso, você pode aplicar uma mensagem lembrando ao cliente que ele tinha uma compra em aberto, estimulando a conversão.
Como vimos, é importante entender o comportamento do usuário dentro do seu site e entender os motivos que fez ele não concluir a compra, para assim tomar decisões estratégicas para evitar o abandono de carrinho. É necessário compreender a jornada do consumidor dentro do seu site e analisar os pontos de fricção, que precisam ser melhorados. Com as dicas que demos para evitar o abandono de carrinho, sua empresa pode melhorar o desempenho do seu e-commerce e reduzir a taxa de abandono de carrinho, aumentando a conversão e o seu resultado em vendas.