fundo colorido roxo e amarelo, no centro uma ilustração de uma tela dividida ao meio com um A e fundo roxo na esquerda e um B e fundo amarelo na esquera. Ao redor ícones de engrenagens.

Você vai ler sobre:

  1. O que são e para que servem os testes A/B?
  2. Quais as vantagens em realizar testes A/B?
  3. Como fazer testes A/B?
  4. Dicas para usar testes A/B no marketing

Para uma estratégia de marketing com o máximo eficiência, é imprescindível que a empresa realize testes de forma regular. Dessa forma, afere-se o impacto das ações sobre os resultados obtidos. Os testes A/B, por exemplo, são adotados por grandes empresas de todos os segmentos, que buscam aprimorar constantemente suas estratégias de marketing.

Então, se você busca formas de aprimorar o marketing e não conhece ou não sabe como funcionam os testes A/B, fique atento! A seguir explicamos, de forma simples e direta, o essencial que você precisa saber sobre este assunto!

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O que são e para que servem os testes A/B?

Testes A/B são uma forma prática que as empresas dispõem para realizar comparações de certas práticas, ações e estratégias de marketing. Atualmente, eles são usados especialmente por profissionais de web design e experiência do usuário.

Ou seja, os testes A/B visam testar hipóteses ao realizar comparações entre variáveis de marketing. Desse modo, eles podem gerar insights sobre o desempenho das ações implementadas.

No contexto do marketing digital, entre diversas outras possibilidades, uma empresa pode usar os testes A/B, por exemplo, para comparar o desempenho de duas Landing Pages elaboradas para um tipo de conversão, ou para comparar o desempenho de campanhas de e-mail marketing. 

Quais as vantagens em realizar testes A/B?

Funcionando com base em dados e índices quantificáveis, os testes A/B são uma forma confiável e segura de obter insights para tomar as melhores decisões em relação às campanhas, ações e estratégias de marketing.

Assim, em determinadas situações, esse tipo de teste pode representar a diferença entre uma estratégia bem-sucedida ou malsucedida.

Entre as vantagens em realizar testes A/B, destacam-se:

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Como fazer testes A/B?

Para fazer testes A/B e conseguir resultados que tenham confiabilidade e precisão, é preciso contar com ferramentas desenvolvidas para esse propósito.

Atualmente, existem diversas opções. Contudo, embora seja possível contratar uma delas apenas para realizar os testes A/B, o mais indicado, especialmente para médias e grandes empresas em crescimento, é aproveitar para investir em uma ferramenta mais completa de gestão de experiências digitais: as Digital Experience Platforms, conhecidas também como DXPs.

Além dos recursos para realizar os testes A/B, as DXPs contam com diversas outras ferramentas que aprimoram a gestão de marketing e experiências digitais, contribuindo diretamente para que a empresa eleve o seu patamar de gestão e de excelência na experiência dos clientes.

Dicas para usar testes A/B no marketing

Agora que você já conhece as vantagens da realização de testes A/B confira algumas dicas que podem te ajudar a potencializar seus resultados no marketing com testes A/B. Confira:

  1. Defina metas mensuráveis: Estabeleça metas específicas, como taxa de conversão ou tempo de permanência. Utilize ferramentas, como uma plataforma DXP para rastrear e analisar essas métricas em tempo real, permitindo uma compreensão precisa do desempenho das variações A/B.
  2. Segmente seu público-alvo: Utilize dados demográficos e comportamentais, para criar variações de testes A/B específicas para cada segmento. Isso cria uma experiência digital mais personalizada e relevante para cada grupo de clientes.
  3. Teste elementos-chave da experiência do usuário: Teste diferentes elementos, como design, layout e conteúdo, com uma plataforma de experiência digital você pode fazer essas mudanças facilmente, sem precisar de conhecimento em códigos. Assim, você pode identificar rapidamente as combinações que geram a melhor experiência digital para seus clientes.
  4. Analise os resultados e altere constantemente: Com uma plataforma DXP, você tem acesso a dados e análises detalhadas. Utilize essas informações para analisar o desempenho das variações A/B e, em seguida, otimize continuamente, refinando sua estratégia de marketing e a experiência digital do cliente para maximizar os resultados.

Ao usar uma plataforma DXP, você potencializa o uso de testes A/B, permitindo uma execução mais eficiente e precisa, além de proporcionar uma experiência digital personalizada e otimizada para o cliente.

Recentemente, lançamos a versão 16 do LumisXP, com novos recursos que facilitam a criação de testes A/B como:

- Criação de testes A/B diretamente do formulário de publicação,

-Controle da porcentagem do público que receberá a variação,

-Criação de variações automáticas com ajuda do assistente de IA,

-Acompanhamento do desempenho em tempo real.

Confira todas as novidades e faça já sua atualização!

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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