fundo roxo, ao centro uma ilustração de uma mulher falando algo e com uma lupa analisando gráficos, ao lado um robô representando a inteligência artificial

Você vai ler sobre:

  1. O que é a Inteligência Artificial?
  2. Quais os benefícios da Inteligência Artificial para o SEO de empresas?
  3. Como usar a IA para aprimorar estratégias de SEO?

O uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) se tornou uma febre entre pessoas e empresas, especialmente com o lançamento do ChatGPT. Afinal, os recursos da IA auxiliam e automatizam uma série de tarefas, otimizando, por exemplo, as estratégias de SEO, fundamentais para o sucesso do marketing.

Mas será que foi somente agora que as empresas se despertaram para o uso da IA? O que, de fato, é a Inteligência Artificial usada pelas empresas atuais?

A seguir, explicamos essas e outras dúvidas comuns no dia a dia de gestores que buscam acompanhar as principais tendências do mercado. Confira!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

O que é a Inteligência Artificial?

Para responder a essa pergunta, é preciso esclarecer que não existe apenas um tipo de tecnologia de Inteligência Artificial. Hoje, existem diversas ferramentas que usam IA para atender diferentes necessidades.

Mas tendo como foco os últimos avanços e o uso da Inteligência Artificial nas estratégias de marketing e SEO, podemos dizer que a IA que nos interessa é, basicamente, um sistema que combina recursos de redes neurais, algoritmos, ferramentas de machine learning e outros recursos. 

Quando integrados em um sistema de IA, esses recursos constituem uma ferramenta extremamente poderosa, capaz de interpretar informações, automatizar atividades, tomar decisões e de criar respostas inteligentes e altamente assertivas para problemas e questões complexas.

Dessa forma, o que mais impressiona na IA, é a aproximação que ela teve do raciocínio considerado humano, de uma forma não imaginada até bem recentemente.

Quais os benefícios da Inteligência Artificial para o SEO de empresas?

A Inteligência Artificial está presente em diversas ferramentas usadas para elaborar e aprimorar estratégias de SEO, como o Google Analytics e o Google Trends.

Entre os principais benefícios da IA para esse fim, podemos destacar:

aprimore-suas-estrategias-de-seo-com-ajuda-da-inteligencia-artificial-interna.png

Como usar a IA para aprimorar estratégias de SEO?

Se você já usa ferramentas como o Google Analytics em suas estratégias de SEO, você já faz uso da IA. 

Porém, atualmente existem ferramentas específicas, dedicadas à gestão de experiências digitais, que integram recursos de IA e SEO em um sistema único, possibilitando mais usos e recursos para elevar a experiência dos clientes.

Hoje, algumas das chamadas DXPs (Digital Experience Platforms), já vêm com IA integrada. A nova versão do LumisXP, por exemplo, conta com assistente de IA para criar, revisar e traduzir conteúdos, além de realizar testes A/B.

Por isso, cada vez veremos mais empresas adotando DXPs com recursos de IA integrada, promovendo assim um maior impulsionamento dos negócios!

Se você não está familiarizado com as DXPs e a sua relação com a Inteligência Artificial e as práticas de SEO, aproveite e confira também: “Como elevar a experiência do usuário em seus canais digitais usando IA e DXP".

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/