fundo roxo, ao centro uma ilustração de um homem negro, ele está apontado para uma lâmpada com ícones de engrenagem ao redor, no seu lado direito um robô amarelo.

Você vai ler sobre:

  1. O que é a IA generativa?
  2. Como usar a IA no seu marketing
  3. Estratégias para usar o novo recurso de IA do LumisXP ao máximo

Com a popularização de ferramentas como o ChatGPT, o emprego do termo Inteligência Artificial (IA) vem crescendo em vários segmentos do mercado. Porém, para entender os efeitos práticos da “IA convencional” e da “IA generativa”, é preciso um pouco de contextualização. Por isso, preparamos um conteúdo para explicar os usos da Inteligência Artificial no marketing. 

Continue lendo e entenda o essencial sobre o assunto! Veja ainda exemplos de como a IA ajuda nas estratégias de marketing.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

O que é a IA generativa?

Embora atualmente a Inteligência Artificial no marketing seja encarada como uma tendência nova, na verdade ela já estava presente nas estratégias de experiência do cliente há alguns anos.

Essa Inteligência Artificial, conhecida como “IA convencional”, está presente em ferramentas como chatbots, tradutores e ferramentas de autoatendimento. Mas então, o que é a IA generativa e por que ela é tão diferente da chamada IA convencional?

A grande diferença entre os dois tipos de IA reside nas tarefas que cada uma é capaz de executar. Enquanto a IA convencional é capaz de executar tarefas pré-programadas e fornecer soluções a um número limitado de situações para as quais ela é configurada, a IA generativa é capaz de acumular aprendizado e fornecer soluções novas e criativas diante de diferentes situações.

É por isso que o ChatGPT fez tanto sucesso. A plataforma surpreendeu usuários de todo o mundo ao demonstrar sua capacidade de gerar textos complexos e articulados, escritos de modo altamente similar a seres humanos.

Mas não é só o ChatGPT que disponibiliza essa nova versão da IA. Ferramentas voltadas para as mais diversas atividades profissionais vêm desenvolvendo e adotando recursos de IA gerativa, inclusive para o marketing, como mostramos a seguir.

Como usar a IA no seu marketing

Tem se tornado comum usar o IA para o marketing. Já citamos como exemplo os chatbots e ferramentas de autoatendimento já adotadas em DXPs (Digital Experience Platforms)mas a IA generativa proporciona outras formas de aprimorar o marketing.

Ferramentas de IA generativa voltadas para trabalhos textuais podem, por exemplo, ser úteis para elaborar textos para redes sociais, realizar levantamento de temas e pautas e até para criar um calendário de planejamento.

Existem ainda as ferramentas de IA generativa voltadas para criação de imagens e vídeos, que também podem ser aproveitadas para facilitar o trabalho de marketing.

Além disso, algumas ferramentas podem ajudar com a definição de preços dinâmicos, com base em ampla coleta de dados disponíveis online e até mesmo fazer análises preditivas sobre tendências de flutuação do mercado.

Porém, existe ainda mais que uma ferramenta de gestão de experiência do cliente combinada com a IA generativa pode oferecer para uma DXP, como explicamos a seguir usando as novidades presentes na nova versão do LumisXP como exemplo!

como-utilizar-os-recursos-de-ia-no-seu-marketing-interna.png

Estratégias para usar o novo recurso de IA do LumisXP ao máximo

A atualização para o LumisXP 16 trouxe para esse sistema de gestão de experiências digitais uma série de possibilidades de uso novas, baseadas em IA generativa para o marketing.

Veja então algumas estratégias para usar o novo recurso de IA generativa do LumisXP:

Então, para concluir este conteúdo, se a sua empresa ainda não conta com uma DXP, ou a ferramenta utilizada não adota recursos de Inteligência Artificial generativa no marketing, certamente o LumisXP 16 será um grande upgrade para ajudar a conseguir melhores resultados! 

Quer saber mais sobre a atualização do LumisXP? Confira aqui todas as novidades da nova versão!

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/