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Você vai ler sobre:

  1. Por que você deve conhecer o comportamento do consumidor?
  2. Como entender o comportamento do seu cliente

Sabemos que diversos fatores podem influenciar o consumidor e suas expectativas, por isso o perfil do cliente está em constante mudança. Porém, entender como o cliente se comporta, suas preferências e seus desejos, é essencial, não só para o planejamento das suas estratégias de marketing, mas também para o sucesso delas.

Entender o comportamento do consumidor é compreender o modo como seus clientes pesquisam e consomem produtos e serviços, e também saber identificar os fatores determinantes na hora da escolha deles. Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer o seu consumidor a fundo pode ser um desafio, mas é imprescindível. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer os primeiros passos a serem tomados? Então fique com a gente, porque esse é o tema do artigo de hoje.

Por que você deve conhecer o comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor é o estudo dos clientes, que busca entender a percepção que eles têm sobre uma marca, suas motivações, influências e estímulos no processo de decisão da compra. O objetivo é entender o que leva o consumidor a escolher aquela marca ou aquele produto. Philip Kotler define esse comportamento como o estudo de como as pessoas compram, usam e descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos.

O desafio atualmente é devido a constante mudança no comportamento do consumidor. Com o advento da internet, o processo de decisão de compra tornou-se mais complexo, pois são diversos canais, informações e fatores que podem influenciar na jornada do cliente. Existem três principais fatores que influenciam as decisões e atitudes dos clientes, são os pessoais, psicológicos e sociais. Sendo assim, é dever da empresa compreendê-los para conseguir estruturar suas estratégias de marketing, comunicação e atendimento, utilizando os canais certos.

Atualmente, com a transformação digital, o consumidor está em busca de uma experiência que vá além da solução oferecida. Por isso, entender seu comportamento é tão importante, além de trazer diversos benefícios para a sua empresa.  Ter seu negócio pautado em estudos bem elaborados do comportamento do consumidor garante maior chance de sucesso. Quando você entende as motivações por trás de cada compra, fica mais fácil antecipar as tendências.

Além disso, os benefícios são ainda maiores quando falamos de atração e retenção dos clientes. É essencial elaborar campanhas publicitárias e ações de marketing com base nos dados coletados sobre o comportamento dos seus usuários. Dessa forma, você garante não só a atração de novos clientes, mas também a retenção dos seus consumidores.

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Como entender o comportamento do seu cliente

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Vimos a importância de entender o comportamento do seu cliente e os benefícios que essa estratégia pode trazer para a sua empresa. Agora, você já tem bons motivos para adotá-la em seu negócio, mas antes é preciso conhecer e entender os passos necessários para começar a estudar a fundo o comportamento dos seus usuários. Confira:

Como vimos, é importante compreender as motivações que incentivam cada tipo de consumidor na hora da compra. Conduzir uma pesquisa de mercado é um passo imprescindível para conhecer seus clientes. Assim, você obtém informações sobre seus consumidores, entende como eles veem a sua marca e descobre seus hábitos de consumo. Hoje em dia, criar formulários online pedindo a opinião dos clientes é a melhor forma de realizar uma pesquisa de mercado

Os fatores pessoais envolvem características do consumidor que podem mudar, como a idade, ocupação, estilo de vida e personalidade, por isso é importante que sua empresa entenda essas mudanças no comportamento do consumidor, estando atento às suas preferências. Além disso, fatores sociais, como família, grupos de referências e status também podem influenciar na decisão de compra do consumidor e é dever da empresa entender esses fatores para oferecer aquilo que o cliente busca.

Uma rede social não deve ser apenas de divulgação da marca, na verdade, o principal objetivo deve ser criar e estabelecer um relacionamento entre consumidor e marca. Dessa forma, elas são um canal essencial para conhecer os clientes, pois cria um contato do consumidor com a marca, onde ele deixará suas críticas e sugestões e sua empresa será capaz de conhecer o perfil dos clientes que interagem com a marca. Além disso, podem ser feitas interações e enquetes com o objetivo de conhecer mais a fundo os consumidores.

Atualmente, no mundo digital, todas as ações dos consumidores deixam rastros e informações valiosas sobre suas preferências, assim é possível monitorar quase tudo que os usuários fazem em seus canais. Por isso, é importante possuir uma ferramenta para coletar e armazenar essas informações essenciais sobre seus clientes. As ferramentas analytics são capazes de coletar dados de seus consumidores em diferentes canais e te ajudar a entender o comportamento de cada um deles.  

Além de coletar, é preciso armazenar e integrar todos os dados sobre o comportamento dos seus consumidores para poder estudá-los e criar estratégias de marketing coerentes. E uma plataforma de experiência digital pode ajudar a sua empresa nessa tarefa. Uma DXP além de coletar todas as informações necessárias, pode automatizá-las para facilitar suas ações de marketing. Dessa forma, você consegue não só entender o seu público, mas também segmentá-lo.

Entender o comportamento do consumidor é fundamental para aumentar as vendas e ter sucesso em sua organização. Afinal, é dessa forma que você irá identificar exatamente o que seu cliente deseja e assim, poderá oferecer experiências, produtos e serviços melhores, únicos e personalizados. E como vimos, essa não é uma tarefa fácil pois o comportamento do consumidor está em constante mudança, mas com as pesquisas e ferramentas certas é possível coletar as informações necessárias para alcançar esse objetivo. Agora você já pode colocar em prática os passos que listamos e conhecer a fundo o seu consumidor.  

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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