Você vai ler sobre:
- Conheça a cultura Data-Driven
- Como o Google Analytics pode ajudar a melhorar a experiência do usuário?
Aqui no blog, a gente costuma comentar sobre como nos dias atuais as empresas estão em posse de uma infinita quantidade de dados e informações acerca dos seus clientes. Isso não é à toa, na era da experiência, esses dados são peças fundamentais para que uma marca consiga conhecer a fundo seus clientes, e dessa forma oferecer jornadas personalizadas que atendam às suas necessidades.
É por esse motivo que as ferramentas de Analytics se tornam cada vez mais populares no mercado. Afinal, é com elas que as empresas conseguem coletar, analisar e entender o comportamento dos usuários dentro dos seus canais digitais. Quando falamos nessas ferramentas, é impossível não lembrar do Google Analytics. Por isso, no artigo de hoje, falaremos como sua empresa pode fazer uso dessa ferramenta para melhorar a experiência dos seus clientes, confira.
Conheça a cultura Data-Driven
Antes de você entender como o Google Analytics pode ajudar sua empresa a entregar melhores experiências a seus clientes, é preciso que você saiba o que é cultura Data-Driven. Apesar de não ser um termo tão “popular”, essa cultura representa uma verdadeira mudança de mindset que está diretamente relacionado com a grande quantidade de dados que uma marca tem em posse nos dias atuais. Ou seja, essa cultura explica porque as empresas precisam ter em mãos cada vez mais informações a respeito dos consumidores.
Portanto, as empresas que adotam uma cultura Data-Driven nada mais são do que organizações que desejam substituir a intuição ou “achismos” por decisões baseadas em fatos derivados de informações concretas. Dessa forma, ao se tornarem Data Driven as organizações precisam ter em mãos dados que gerem essa base de informações, a fim de obter insights que darão vantagens competitivas fundamentais para aumentar a assertividade de suas decisões.
Mas, você deve estar se questionando o que isso tudo realmente tem a ver com Experiência do usuário? Bom, a resposta é clara, tudo, e vou te explicar o porquê. Quando falamos em Customer Experience, o nosso ponto focal deve ser o cliente, com todas suas características, necessidades e particularidades. Nesse sentido, as empresas que desejam oferecer boas experiências necessitam colocar o cliente como o elemento central dos produtos e serviços prestados pela empresa.
Ou seja, é preciso que as empresas tenham em mãos o maior número de informação dos seus consumidores. Informação é dado! Portanto, não é possível ser Customer Centric sem uma cultura Data-Driven. Dessa forma, quanto mais dados sobre o comportamento dos usuários, melhor será a base para conseguir otimizar suas jornadas, entregando experiências cada vez mais ricas e personalizadas. Vale lembrar que com a aprovação da lei geral de proteção de dados (LGPD), as empresas precisam estar atentas quanto às regras no tratamento de dados dos consumidores.
Como o Google Analytics pode ajudar a melhorar a experiência do usuário?
Bom, entendido a relação da Cultura data-driven com a Experiência do usuário, você deve estar querendo saber onde o Google Analytics entra nessa história, não é verdade? Nesse sentido, vale fazermos um exercício de reflexão sobre o nosso dia a dia enquanto consumidor. Isso é, você já se perguntou sobre como muitas empresas conseguem "adivinhar" aquilo que estamos pensando? Muitas vezes parece que estamos sendo monitorados, não é mesmo? Pois é, de fato, estamos. E as ferramentas de analytics tem ligação direta com isso.
Ou seja, as empresas fazem uso delas com intuito de encontrar respostas fundamentais para saber quem são os seus clientes e como eles se comportam. Com a plataforma as marcas conseguem, por exemplo, saber quantos usuários acessam seu site, quais as páginas mais acessadas, quanto tempo eles permanecem no canal, por onde eles chegam, de onde são e muitas outras informações. Portanto, são dados essenciais para que as organizações tracem estratégias para aumentar a satisfação do consumidor e assim realizar a gestão da experiência do cliente. Isso tudo é possível com auxílio do Google Analytics!
Mas você deve estar se questionando quais são os benefícios práticos que o uso dessa ferramenta pode trazer para sua empresa. Pensando nisso, listamos abaixo como a famosa plataforma do Google, pode ajudar sua empresa, confira:
- Identificação de gargalos:
Ferramentas de Analytics são peças fundamentais para identificar possíveis problemas na jornada dos seus consumidores. Com o Google Analytics, por exemplo, é possível descobrir onde há uma taxa de rejeição nas páginas dos seus sites, ou onde os usuários costumam sair do seu canal digital. Portanto, com os recursos da plataforma é possível encontrar pontos de melhorias que sua empresa pode se concentrar para tornar a experiência do usuário mais satisfatória.
- Entendimento do comportamento do usuário:
Como falamos acima, conhecer e entender o comportamento dos indivíduos é vital para entregar experiências personalizadas, que atendam exatamente as expectativas dos consumidores. Com os relatórios demográficos e de interesses do Google Analytics, você terá acesso a informações sobre a faixa etária e o sexo dos usuários que visitam o site. Além dos interesses e informações sobre quem é este usuário e, permitindo criar ações personalizadas que geram melhor resultado!
- Novos insights:
Outro grande benefício alcançado com o Google Analytics é possibilidade de obter novos e importantes insights para seu negócio. A plataforma possui um relatório contendo quais são as palavras-chave mais buscadas quando acessam seu site. Ou seja, fazendo uso desse relatório as empresas conseguem identificar exatamente o que os usuários estão buscando dentro dos seus canais digitais.
- Melhores decisões:
Ao longo desse post você viu que quanto mais dados sobre os usuários uma empresa tem em mãos, mais assertivas tendem a ser suas decisões. Portanto, com o Google Analytics é possível coletar, medir e analisar o que acontece dentro dos seus canais digitais e assim tomar decisões efetivas, que realmente atendam às necessidades dos consumidores.
- Análise das redes sociais:
Outra vantagem em utilizar o Google Analytics é obter informações valiosas a respeito da interação do público com as suas redes sociais. Ou seja, além de obter informações importantes sobre seu site, você consegue saber também qual rede social o seu público mais consome e, consequentemente, em qual você deve estar ainda mais presente. Dessa forma, fica muito mais fácil otimizar suas estratégias de marketing digital e aumentar a satisfação dos seus consumidores.
Bom, como vimos, o Google Analytics é uma ferramenta extremamente poderosa nos dias atuais. Com ela as organizações conseguem ter acesso a diversas informações sobre o comportamento dos usuários e dados concretos para basear decisões estratégicas do seu negócio. Portanto, se sua empresa deseja acompanhar o mercado, entregando experiências cada vez mais satisfatórias aos consumidores, adotar o Google Analytics deve ser uma prioridade.