Você vai ler sobre:

  1. O que é um Headless CMS?
  2. Como um Headless CMS pode ajudar na gestão da experiência do cliente?

Já parou para pensar em quantos canais digitais utilizamos no nosso dia a dia? Muitos não é verdade? Não à toa, um dos principais desafios das empresas hoje é oferecer uma experiência rica e integrada em todos eles (experiência omnichannel). Um dos pontos mais desafiadores quando falamos de experiência omnichannel é a gestão de conteúdo entre esses múltiplos canais. E é aí que entra o Headless CMS.

Nesse artigo vamos apresentar o que é um headless CMS e como ele pode ajudar na gestão da experiência dos seus clientes. Vamos nessa?

O que é um Headless CMS?

Para entender o que é um Headless CMS, é importante conhecer primeiro o sistema tradicional de gerenciamento de conteúdo e o que ele foi projetado para fazer. Tradicionalmente, a gestão de conteúdo era feita exclusivamente por um serviço no back-end, que entregava esse conteúdo para uma camada de front-end previamente construída. Os CMS tradicionais foram amplamente utilizados por permitirem que profissionais publicadores pudessem criar e editar conteúdos nos portais sem necessidade de um desenvolvedor.

Portanto, um CMS tradicional tem como principal objetivo realizar a controle dos conteúdos presentes em um determinado canal digital. Porém, no mundo de hoje, os consumidores utilizam múltiplos canais digitais para se relacionar com as marcas, as empresas passaram a ter que disponibilizar o mesmo conteúdo em diversas camadas de front-end distintas.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Hoje, para acompanhar as necessidades do mercado os profissionais precisam contar com ferramentas cada vez mais flexíveis. E foi assim que surgiu o conceito de Headless CMS. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma ferramenta de CMS “sem a cabeça”. Ou seja, é um sistema de gerenciamento de conteúdo em que o "corpo" do repositório de conteúdo é separado ou dissociado da cabeça (ou camada de apresentação front-end), servindo essas diferentes camadas através de uma API. Em outras palavras, podemos dizer que um Headless CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo que separa as funções de conteúdo de back-end (como criação, gerenciamento e armazenamento) das funções de front-end (como apresentação e entrega).

CMS Headless -interna.png

A grande diferença desses sistemas para os CMS tradicionais está em sua estrutura. Enquanto os sistemas tradicionais contam tanto com as ferramentas para gerenciar, armazenar, editar e apresentar os conteúdos digitais, um Headless CMS fornece basicamente uma base de dados onde são armazenados os conteúdos, e APIS que permitem que diversos canais digitais, com camadas de apresentação diferentes, possam consumir esses conteúdos e apresentá-los para os usuários finais. Ou seja, a plataforma não possui um sistema padrão para determinar como o conteúdo é apresentado ao usuário final. 

Como um Headless CMS pode ajudar na gestão da experiência do cliente? 

 Agora que você já sabe o que é um Headless CMS, deve estar se perguntando como ele pode ajudar na gestão da experiência dos seus clientes, não é verdade? Se pararmos para refletir, durante muito tempo, a maior parte do conteúdo da web foi entregue por meio de um navegador, geralmente como uma página da web. Mas novos dispositivos conectados estão chegando o tempo todo. Hoje, a maior parte dos conteúdos digitais são consumidos através e smartphones, tablets e outros dispositivos que possuem diferentes formatos. Por isso, contar com plataformas que façam a distribuição desses conteúdo de forma escalável para múltiplos canais é fundamental para manter a eficiência dos profissionais de marketing e a coerência entre canais. 

Hoje é muito comum que um usuário comece sua jornada através de um canal e passe por outros no decorrer do processo. Para se destacar do ponto de vista de experiência do cliente as empresas, além de criar bons conteúdos, responsivos e interativos, precisam também garantir que esse conteúdo possa ser consumido pelos seus clientes em qualquer lugar, da maneira mais amigável possível. Por isso, contar com esse tipo de plataforma é uma atitude que traz diversos benefícios para a gestão da experiência do usuário.

O headless CMS é sem dúvida um conceito que pode contribuir muito na melhoria da experiência dos clientes. Para ficar mais claro, como esse tipo de solução pode ajudar da gestão da experiência dos seus usuários, listamos alguns benefícios que o conteúdo headless oferece:

Bom, como vimos os sistemas de gerenciamento de conteúdos headless podem trazer diversos benefícios para experiência do usuário. É importante ressaltar que cada empresa está inserida em um cenário, e por isso possui diferente necessidades. 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/