Plataforma de Experiência Digital

Você vai ler sobre:

  1. Importância de ter uma DXP na sua empresa
  2. Como uma DXP pode ajudar sua empresa

Atualmente, ter o consumidor como elemento central de um negócio não é mais o diferencial que algumas empresas possuem. Essa estratégia tornou-se uma necessidade para todas as empresas que desejam se manter no mercado. Até porque, já falamos aqui no blog que garantir uma boa experiência ao consumidor é essencial, e é o que vai determinar o sucesso de uma organização. E com a transformação digital, é fundamental oferecer experiências digitais únicas, personalizadas e satisfatórias.

Sabemos que a satisfação do cliente está diretamente relacionada com sua experiência, por isso, contar com ferramentas que ajudam a sua empresa a gerenciar a experiência digital dos clientes é a chave para conseguir oferecer o melhor. E diante dessa necessidade, surgiram as Plataformas de Experiência Digital (DXP). Quer entender mais sobre o assunto e conferir como você pode usá-la em sua empresa? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

 

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

 

Importância de ter uma DXP na sua empresa

Uma DXP (Digital Experience Platform), ou Plataforma de Experiência Digital, é uma plataforma que reúne várias tecnologias e ferramentas. O objetivo é proporcionar um melhor desempenho para a empresa através de soluções que garantam uma excelente experiência para os usuários, em todos os seus canais digitais e ao longo de todas as suas jornadas.

É um software que promete refinar a gestão dos pontos de contato da empresa com o consumidor, otimizando a jornada do cliente e melhorando a experiência deles. A plataforma permite que você gerencie seus conteúdos, integre seus sistemas e analise seus dados de maneira automatizada. Ou seja, sua empresa é capaz de elaborar uma abordagem mais personalizada aos consumidores, explorando o que cada canal digital oferece.

É uma estratégia que a sua empresa deve contar, pois permite digitalizar operações organizacionais, entregar experiências consistentes e reunir insights relevantes sobre a sua audiência. Uma DXP oferece uma visão completa do comportamento dos clientes e assim, facilita a tomada de decisões. Dessa forma, possibilita entregar experiências cada vez mais personalizadas e atender melhor às necessidades dos consumidores. A plataforma é ideal para quem deseja manter o foco no cliente, que como vimos, é necessário nos dias atuais.

Contar com uma plataforma de experiência digital com certeza trará diversos benefícios para a sua empresa. Ela irá te ajudar a construir um relacionamento significativo com seu público, pois permite que você conheça melhor seus consumidores e entregue o que interessa a eles. Além disso, através de recursos de analytics é possível monitorar o que seus clientes fazem dentro de seus canais digitais.

Como uma DXP pode ajudar sua empresa

DXP_-_blog_-_interna.png

Uma plataforma de experiência digital é imprescindível para uma empresa que deseja se diferenciar, pois ela otimiza a criação de conteúdo e atende melhor às necessidades dos consumidores. Agora que entendemos o que é essa plataforma e os benefícios que ela pode trazer, precisamos entender como podemos usá-la em nossa empresa. Abaixo listamos alguns pontos de como usar a DXP em sua empresa, confira:

Um dos pontos principais de uma plataforma de experiência digital é permitir um melhor controle da experiência do cliente. Uma DXP permite que você acesse resultados em tempo real e é capaz tanto de coletar quanto processar os dados recebidos para conseguir entender qual é a experiência do consumidor em cada ponto de contato. Por isso, é muito importante usar essa ferramenta para gerenciar a experiência digital dos seus consumidores, garantindo mais eficiências em suas ações. Com isso, você será capaz de entregar os conteúdos certos tanto nas plataformas online quanto nas presenciais.

A quantidade de pontos de contato com o consumidor está aumentando cada vez mais, e é importante que eles sejam alcançados por todos eles e com qualidade. Oferecer uma experiência omnichannel é importante para mapear todas as informações dos clientes, em âmbito online e offline. E uma plataforma de experiência digital pode facilitar a criação de uma experiência omnichannel para o cliente, garantindo que ela seja cada vez mais integrada, personalizada e assertiva. A experiência do consumidor deve ser garantida onde quer que ele esteja, e é dessa forma que sua empresa pode alcançar esse objetivo.

A partir de uma jornada personalizada, é possível fortalecer o relacionamento do consumidor com a empresa, garantindo também a sua fidelidade. Uma plataforma de experiência digital consegue mapear todas as ações que o cliente toma e considerá-las para entender os padrões. Dessa forma, é possível personalizar a experiência do cliente em todos os pontos de contato, pois uma DXP permite segmentar os usuários e fazer publicações específicas para cada público, de acordo com suas expectativas e experiências.

É essencial nos dias de hoje que uma empresa consiga armazenar e integrar todos os dados necessários para gerenciar a experiência do consumidor, e a plataforma de experiência digital pode ser utilizada para isso. Integrar os dados é muito importante, pois você não consegue obter o valor disponível se cada ferramenta trabalhar sozinha. Então é um passo fundamental para alcançar os resultados desejados, desenhar fluxos de trabalho mais otimizados e aumentar a produtividade da equipe. Uma DXP pode coletar todas as informações e automatizá-las para facilitar as ações de marketing, fazendo com que as necessidades dos clientes sejam atendidas.

Uma plataforma de experiência digital conta com uma Inteligência Artificial que produz insights aprofundados. Assim, sua empresa consegue utilizá-los para fazer previsões sobre o comportamento dos consumidores. Não é simples trabalhar com uma Inteligência Artificial, mas traz resultados precisos e duradouros, oferecendo uma vantagem competitiva para sua empresa. E sabemos que toda empresa deseja essa vantagem, trabalhar com o que há de mais moderno é o caminho para isso.

Como vimos, é fundamental que uma organização gerencie a experiência digital do consumidor, tendo controle sobre suas jornadas, os dados, os pontos de contato e mais. A plataforma de experiência digital é a ferramenta que vai te oferecer tudo isso e otimizar seu trabalho. Contar com uma DXP é diferencial no mercado atualmente, pois ela permite que as marcas entreguem conteúdos atraentes e experiências únicas e personalizadas a seus usuários. Agora que você entende como essa plataforma pode ajudar a sua empresa, não perca tempo para oferecer o melhor ao seu cliente!

 

Sobre o autor