Postagem de um blog

UX Design na Experiência do Cliente: personalização e padronização com o uso de IA

Time Lumis

Publicado 01/01/2025 3 min leitura

A ligação entre UX Design e Experiência do Cliente vai além do que é visual. Para criar aplicações que façam sentido para os usuários, é necessário compreender as necessidades e expectativas, que na maioria das vezes é o ponto determinante para que a empresa se destaque entre os concorrentes. 

O impacto da IA ​​na padronização do UX Design


A Inteligência Artificial IA no UX Design, tem transformado a forma das criações visuais, trazendo padrões funcionais e aprimorando as experiências. Com a capacidade de fazer análises aprofundadas dos comportamentos dos usuários, a IA auxilia os designers a tomar as melhores decisões nas hora de criação, com sugestões de cores, layout, tipo de conteúdo, baseado nas análises feitas pela IA.

A Inteligência Artificial está transformando o UX Design ao automatizar tarefas, analisar dados, e gerar designs, impactando diretamente na padronização e consistência entre dispositivos e plataformas. 

Personalização mantendo a padronização


A IA permite personalização, sem comprometer a padronização.  A atuação da IA acontece da seguinte forma: a IA consegue fazer ajustes em interfaces e conteúdos, atendendo as necessidades individuais de cada usuário mantendo o mesmo padrão visual.

A IA possui  algoritmos que analisam os perfis dos usuários, fazendo adaptações em interfaces e nos conteúdos, deixando a experiência do cliente ou usuário ainda mais personalizada, sem perder a identidade visual da empresa, é como mágica.

ux-design-na-experiencia-do-cliente-personalizacao-e-padronizacao-com-o-uso-de-ia-interna

DXP na padronização do UX e da experiência do cliente


Uma plataforma DXP pode ser uma grande parceira quando o assunto é padronizar o UX, manter uma boa experiência do cliente e ainda entregar personalização. Uma plataforma DXP possui recursos e funcionalidades que ajudam empresas a melhorar a qualidade da experiência do cliente.

Um bom exemplo é a plataforma de experiências digitais LumisXP. Ela oferece recursos de padronização e otimização de UX proporcionando criações personalizadas com base nas necessidades dos usuários, sem perder a consistência. A integração de IA do LumisXP potencializa tanto a área de UX quanto a de marketing, permitindo que tenham acesso aos dados conseguindo tomar as melhores decisões possíveis.

Conheça alguns dos principais recursos do LumisXP que além de auxiliar  a padronização do UX, também aprimoram a experiência do cliente:

Gestão de Conteúdo: Gerencie conteúdos com facilidade e crie textos atrativos com ajuda de IA. Crie páginas rapidamente com o Page Builder.

Design System: O LumisXP oferece recursos de Design System que auxiliam na manutenção da identidade visual das páginas.

Criação de páginas com IA: Crie páginas inteiras com a ajuda de IA, sem a necessidade de códigos, mantendo a identidade visual.

Dashboards interativos: Mapeie os pontos de contato e identifique falhas e oportunidades de melhoria na jornada do cliente. Tenha insights em tempo real.

Testes A/B: Crie testes A/B para validar hipóteses e conhecer melhor o seu público. 

Personalização de conteúdo: Oferece comunicação personalizada de acordo com cada usuário, proporcionando uma experiência mais rica e envolvente.

Segmentação avançada: Segmente a base de contatos de acordo com preferências e comportamentos, aumentando a relevância das mensagens enviadas.

Recursos de IA: Analytics com IA para análise do comportamento do usuário e automação de tarefas, otimizando a experiência do usuário.

O uso da IA no UX design para padronização e personalização tem permitido que empresas consigam entregar experiências cada vez mais relevantes e personalizadas aos seus clientes. 

Ao contar com uma plataforma DXP, é possível ter essa padronização potencializada, devido às ferramentas que a plataforma LumisXP oferece. A automação de processos, a análise de dados e os algoritmos garantem de forma inteligente que a identidade visual e a consistência sejam mantidas, independentemente do canal ou dispositivo utilizado pelo cliente. Conheça o LumisXP e potencialize a experiência do seu cliente.

Você também vai gostar de ler

Receba conteúdos exclusivos

Insights sobre DXP, inteligência artificial e experiências digitais, com curadoria dos especialistas da Lumis.

Um pouco do nosso conteúdo

  • Como personalizar jornadas digitais com inteligência artificial
  • O que é uma DXP e por que sua empresa precisa de uma
  • Formas de reduzir o tempo de publicação de portais com low-code