Você vai ler sobre:

  1. O que é a experiência do usuário?
  2. Qual a importância da experiência do usuário?
  3. Como melhorar a experiência do usuário?

As estratégias de marketing, para serem bem-sucedidas, devem estar baseadas na compreensão dos objetivos de seu negócio e no conhecimento de sua audiência. Não há como criar uma estratégia sem entender claramente quem é seu público e qual a melhor maneira de alcançá-lo. E em um mercado cada dia mais competitivo, é imprescindível conhecer seu consumidor a fundo.

É importante entender como o usuário se comporta em seu site, o que ele procura, como está sendo sua experiência durante essa jornada. Isso faz com que você compreenda a forma como eles pesquisam e consomem produtos e serviços, além de conseguir identificar os fatores que são essenciais para eles.

A experiência do usuário é importante para o funcionamento de um sistema, oferecer uma boa experiência para o usuário em seu site é essencial para as empresas que desejam se destacar no meio digital. E para gerar uma boa experiência, é preciso entender quem é o usuário que visita o seu site e como ele se comporta. Quer saber mais sobre o assunto? Então fique com a gente, porque esse é o tema do artigo de hoje.

O que é a experiência do usuário?

A experiência do usuário (UX) é definida por todas as interações do usuário com uma marca, contemplando as suas vivências ao utilizar um produto ou serviço oferecido.  É uma área que analisa como o usuário interage com seus sistemas e ferramentas digitais e com isso, busca tornar a experiência dele melhor e mais intuitiva.

Com a transformação digital, essa experiência acontece principalmente nos meios digitais e por isso, as empresas precisam desenvolver uma presença digital atraente e adaptar seus canais de acordo com o comportamento do usuário. Hoje em dia, os índices de satisfação não dependem apenas da qualidade do produto ou serviço, a experiência oferecida para o usuário é fundamental para definir a sua percepção da marca.

E para entender melhor o que fazer para oferecer uma experiência ideal ao seu usuário, é preciso conhecer os pilares da experiência, nos quais você irá elaborar seu projeto de UX.

1.       Usabilidade

Esse pilar trata de um atributo de qualidade para avaliar o nível de facilidade de uma ferramenta ou sistema. A Usabilidade mostra se sua plataforma está sendo simples de carregar ou não e como isso está afetando a experiência do usuário.

2.       Utilidade

É possível que um produto tenha uma ótima usabilidade e não seja útil para o usuário. Então, as plataformas devem solucionar todos os problemas do usuário e satisfazer a suas necessidades, possuindo um valor agregado e proporcionando soluções úteis.

3.       Acessibilidade

A acessibilidade trata do acesso facilitado a todo conteúdo oferecido pela plataforma. É um dos pilares mais importantes, pois significa a possibilidade de acessar as suas páginas através de dispositivos diferentes. É fundamental que a sua plataforma esteja adequada a cada dispositivo, pois isso torna a experiência com as páginas ainda mais positiva.

Também é um fator que trata sobre inclusão dos usuários com deficiência físicas, que podem precisar de legendas, descrições de imagem e mais. A plataforma deve possibilitar o acesso à informação a todos.

4.       Funcionalidade

Uma plataforma deve ser funcional e cumprir com o objetivo que promete, pois sabemos como uma má experiência pode gerar prejuízos a uma empresa. A funcionalidade conquista a confiança do usuário e contribui para que ele utilize os serviços por mais tempo.

5.       Desejabilidade

Boas experiências são as que são desejáveis, possuem um poder de atração. Gerando satisfação e encantamento nos usuários que utilizam a sua plataforma, sua empresa pode alcançar essa desejabilidade. O atrativo visual, o design da plataforma é um dos principais fatores que influenciam nesse pilar. Mas a comunicação e interação com o usuário não podem ser esquecidas.

Qual a importância da experiência do usuário?

Devido aos avanços tecnológicos que a transformação digital trouxe, o mercado está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes em relação à qualidade de suas experiências digitais. Sendo assim, a experiência do usuário está se tornando prioridade para as empresas que desejam manter uma forte presença no meio digital e se torna fundamental que as plataformas proporcionem o aumento da satisfação dos seus usuários.

As ferramentas, recursos e possibilidades de uma plataforma devem ser usadas para atrair e reter o público. Quando o usuário encontra um sistema ágil, que atenda suas necessidades, ele deixa de ser cliente, porque fatores como esses influenciam diretamente na sua experiência e escolhas. Então, estar atento à experiência que o usuário terá e como suas ferramentas podem melhorar isso, é essencial nos dias atuais.

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Vale ressaltar os diversos benefícios que oferecer uma boa experiência ao cliente enquanto ele navega no seu site traz, confira alguns:

Como melhorar a experiência do usuário?

Agora que você já entendeu o que é a experiência do usuário, como entender o comportamento de quem acessa seu site e a importância desses fatores, é preciso conhecer os principais elementos de uma boa experiência. Uma boa experiência significa um bom fluxo de jornada e atender as expectativas dos seus usuários. Confira dicas de como melhorar a experiência do seu usuário:

 

 

Entender o comportamento do usuário pode não ser uma tarefa simples. Mas com alguns passos simples como esses podem melhorar a experiência dos seus usuários. E utilizando as dicas que demos você irá facilitar as jornadas deles. Com as ferramentas necessárias você consegue entender tudo o que acontece nos canais digitais da sua empresa e dessa forma compreender o que é melhor para sua audiência. Com o LumisCX Manger, por exemplo, você possui as informações necessárias sobre o comportamento dos clientes e recursos para otimizar sua taxa de conversão. 

Sobre o autor

André Pino

Formado em comunicação social, sou apaixonado por marketing, novas tecnologias e, claro, o ser humano. Desde 2009 atuo ajudando empresas a crescerem através do marketing digital. Desde 2017 venho me especializando em Customer Experience e Growth Hacking.

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