Você vai ler sobre:
- O que é a experiência do usuário?
- Qual a importância da experiência do usuário?
- Como melhorar a experiência do usuário?
As estratégias de marketing, para serem bem-sucedidas, devem estar baseadas na compreensão dos objetivos de seu negócio e no conhecimento de sua audiência. Não há como criar uma estratégia sem entender claramente quem é seu público e qual a melhor maneira de alcançá-lo. E em um mercado cada dia mais competitivo, é imprescindível conhecer seu consumidor a fundo.
É importante entender como o usuário se comporta em seu site, o que ele procura, como está sendo sua experiência durante essa jornada. Isso faz com que você compreenda a forma como eles pesquisam e consomem produtos e serviços, além de conseguir identificar os fatores que são essenciais para eles.
A experiência do usuário é importante para o funcionamento de um sistema, oferecer uma boa experiência para o usuário em seu site é essencial para as empresas que desejam se destacar no meio digital. E para gerar uma boa experiência, é preciso entender quem é o usuário que visita o seu site e como ele se comporta. Quer saber mais sobre o assunto? Então fique com a gente, porque esse é o tema do artigo de hoje.
O que é a experiência do usuário?
A experiência do usuário (UX) é definida por todas as interações do usuário com uma marca, contemplando as suas vivências ao utilizar um produto ou serviço oferecido. É uma área que analisa como o usuário interage com seus sistemas e ferramentas digitais e com isso, busca tornar a experiência dele melhor e mais intuitiva.
Com a transformação digital, essa experiência acontece principalmente nos meios digitais e por isso, as empresas precisam desenvolver uma presença digital atraente e adaptar seus canais de acordo com o comportamento do usuário. Hoje em dia, os índices de satisfação não dependem apenas da qualidade do produto ou serviço, a experiência oferecida para o usuário é fundamental para definir a sua percepção da marca.
E para entender melhor o que fazer para oferecer uma experiência ideal ao seu usuário, é preciso conhecer os pilares da experiência, nos quais você irá elaborar seu projeto de UX.
1. Usabilidade
Esse pilar trata de um atributo de qualidade para avaliar o nível de facilidade de uma ferramenta ou sistema. A Usabilidade mostra se sua plataforma está sendo simples de carregar ou não e como isso está afetando a experiência do usuário.
2. Utilidade
É possível que um produto tenha uma ótima usabilidade e não seja útil para o usuário. Então, as plataformas devem solucionar todos os problemas do usuário e satisfazer a suas necessidades, possuindo um valor agregado e proporcionando soluções úteis.
3. Acessibilidade
A acessibilidade trata do acesso facilitado a todo conteúdo oferecido pela plataforma. É um dos pilares mais importantes, pois significa a possibilidade de acessar as suas páginas através de dispositivos diferentes. É fundamental que a sua plataforma esteja adequada a cada dispositivo, pois isso torna a experiência com as páginas ainda mais positiva.
Também é um fator que trata sobre inclusão dos usuários com deficiência físicas, que podem precisar de legendas, descrições de imagem e mais. A plataforma deve possibilitar o acesso à informação a todos.
4. Funcionalidade
Uma plataforma deve ser funcional e cumprir com o objetivo que promete, pois sabemos como uma má experiência pode gerar prejuízos a uma empresa. A funcionalidade conquista a confiança do usuário e contribui para que ele utilize os serviços por mais tempo.
5. Desejabilidade
Boas experiências são as que são desejáveis, possuem um poder de atração. Gerando satisfação e encantamento nos usuários que utilizam a sua plataforma, sua empresa pode alcançar essa desejabilidade. O atrativo visual, o design da plataforma é um dos principais fatores que influenciam nesse pilar. Mas a comunicação e interação com o usuário não podem ser esquecidas.
Qual a importância da experiência do usuário?
Devido aos avanços tecnológicos que a transformação digital trouxe, o mercado está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes em relação à qualidade de suas experiências digitais. Sendo assim, a experiência do usuário está se tornando prioridade para as empresas que desejam manter uma forte presença no meio digital e se torna fundamental que as plataformas proporcionem o aumento da satisfação dos seus usuários.
As ferramentas, recursos e possibilidades de uma plataforma devem ser usadas para atrair e reter o público. Quando o usuário encontra um sistema ágil, que atenda suas necessidades, ele deixa de ser cliente, porque fatores como esses influenciam diretamente na sua experiência e escolhas. Então, estar atento à experiência que o usuário terá e como suas ferramentas podem melhorar isso, é essencial nos dias atuais.
Vale ressaltar os diversos benefícios que oferecer uma boa experiência ao cliente enquanto ele navega no seu site traz, confira alguns:
- Aumento da conversão;
- Fidelização do cliente;
- Relacionamento com a marca;
- Ranqueamento nos buscadores;
- Vantagem competitiva.
Como melhorar a experiência do usuário?
Agora que você já entendeu o que é a experiência do usuário, como entender o comportamento de quem acessa seu site e a importância desses fatores, é preciso conhecer os principais elementos de uma boa experiência. Uma boa experiência significa um bom fluxo de jornada e atender as expectativas dos seus usuários. Confira dicas de como melhorar a experiência do seu usuário:
- Personalize a experiência:
Primeiro é preciso reconhecer os pontos que precisam ser melhorados. A experiência do usuário pode trazer vários desafios, mas o foco da empresa deve ser facilitar. É preciso que a interface seja personalizada e atenda às preferências do usuário, exibindo para ele os conteúdos que são mais relevantes. Dessa forma, ele terá uma experiência única e rica ao navegar em seu site.
- Realize testes:
Fazer testes é essencial para definir o que funciona e o que não funciona para a sua audiência. Você precisa entender os detalhes da navegação do seu usuário e fazer testes a todo momento para comparar e entender se as mudanças feitas são eficazes.
- Tenha uma identidade visual exclusiva:
Os elementos dos seus sites, os recursos de design, devem tornar sua plataforma mais atrativa. A identidade visual deve ser única e de acordo com os padrões da marca. O estilo do site, os ícones, os esquemas das cores, tudo deve estar alinhado com a identidade visual da empresa e proporcionando uma interface exclusiva e atraente para os usuários.
- Crie uma navegação lógica:
A sua interface deve priorizar os objetivos do seu projeto, priorizando certos componentes por tamanho, cor, um design diferenciado. A interface é a porta de entrada, ela deve ser atrativa e intuitiva, de acordo com a cultura da empresa e deve também se adaptar às mudanças que ocorrem no negócio, ou seja, deve ser flexível e adaptável.
- Tenha uma plataforma responsiva:
Como vimos, ter seu site com formatos adequados para cada tipo de dispositivo é essencial. O usuário deve ser capaz de acessar sua plataforma pelo dispositivo que desejar e a qualquer momento, então ter uma interface responsiva é essencial para aumentar o número de acessos e conquistar os clientes.
Entender o comportamento do usuário pode não ser uma tarefa simples. Mas com alguns passos simples como esses podem melhorar a experiência dos seus usuários. E utilizando as dicas que demos você irá facilitar as jornadas deles. Com as ferramentas necessárias você consegue entender tudo o que acontece nos canais digitais da sua empresa e dessa forma compreender o que é melhor para sua audiência. Com o LumisCX Manger, por exemplo, você possui as informações necessárias sobre o comportamento dos clientes e recursos para otimizar sua taxa de conversão.