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Customer Success: entenda porque ele é importante para seu negócio

De forma resumida, podemos dizer que Customer Success é um mindset de negócios que tem como objetivo garantir que os clientes atinjam os resultados desejados ao usar seu produto ou serviço.

16/08/2019 | 11 minutos de leitura.

Você vai ler sobre:

  1. Entendendo o que é Customer Success
  2. Por que o sucesso do seu cliente é importante para seu negócio?

Conquistar a satisfação dos clientes é o objetivo de toda organização, afinal manter clientes felizes e satisfeitos é primordial para que as empresas aumentem seus resultados e tenham sucesso em sua jornada. Já falamos aqui no blog, sobre como conquistar um novo cliente pode custar muito mais caro do que reter um cliente atual. Por isso, as empresas estão percebendo, cada vez mais, a necessidade de ter uma cultura centrada em seus clientes. 

De forma resumida, podemos dizer que Customer Success é um mindset de negócios que tem como objetivo garantir que os clientes atinjam os resultados desejados ao usar seu produto ou serviço.

Entendendo o que é Customer Success

Muito já foi falado, sobre como o mercado mudou e vem mudando, com a popularização da tecnologia, não é verdade? Hoje, para que uma empresa tenha sucesso em sua jornada é imprescindível que ela esteja totalmente atenta a experiência de seus clientes. Isso porque, vivemos uma verdadeira era do conhecimento, onde os consumidores nunca tiveram tanta informação e controle no processo de compra. Foi pensando nisso, que surgiu o conceito de Customer Success.

O Customer Success, como o nome diz, refere-se diretamente ao sucesso que os clientes têm com seu produto ou serviço. A estratégia tem como objetivo colocar o cliente, com suas dores e objetivos, como foco principal do negócio. Ou seja, trata-se de uma cultura adotada pelas empresas para garantir a satisfação e retenção dos clientes. Em outras palavras, podemos dizer que é uma maneira que as organizações possuem para garantir que seus produtos e/ou serviços estejam de fato gerando o valor esperado pelos clientes.

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É importante ressaltar que existem diferentes formas de implementar o Customer Success. Algumas empresas, por exemplo, possuem um setor inteiramente dedicado a esta tarefa, outras podem contar com um profissional específico para realizar o serviço. Independente da maneira, para que o cliente tenha realmente sucesso é preciso que a empresa entenda o Customer Success como uma cultura, e não somente como um departamento ou profissional dedicado à tarefa. Ou seja, para que o cliente tenha sucesso em sua jornada é preciso que todos os colaboradores estejam alinhados em atender às suas expectativas.

 

Por que o sucesso do seu cliente é importante para seu negócio?

Entendido o que é o Customer Success, fica mais fácil entender a importância que a estratégia pode ter para seu negócio, não é mesmo? Com a grande transformação digital vivida nos últimos tempos, e os consumidores cada vez mais empoderados, colocar seus resultados como centro de qualquer discussão é primordial para que uma organização tenha sucesso no mundo moderno.

Atualmente, o mercado se encontra altamente competitivo, o que faz com que seja necessário que as empresas busquem fidelizar seus clientes a todo tempo. Adotar o customer success como cultura permite maior assertividade na oferta de produto e serviços, além de um possibilitar um relacionamento profundo e duradouro com os consumidores. Isso porque, quando o cliente percebe que seu sucesso é importante para a empresa, você se posiciona à frente do mercado mostrando que a interação entre as partes vai muito além de apenas vender. O que é meio caminho para fidelizá-los e obter uma parceria duradoura.

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Portanto, a estratégia tende a trazer diversos benefícios não só para seus clientes, como também para sua empresa. Para ficar mais claro, abaixo listamos algumas das principais vantagens em garantir o sucesso de seus clientes, confira:

  • Diminuição da churn rate:
    Sem dúvida, o principal benefício em colocar o sucesso do cliente como foco principal do seu negócio é a sua retenção. Clientes que obtém sucesso em sua jornada, possuem uma boa experiência e estão felizes, costumam se manter fiéis à marca. Isso quer dizer que o risco de você perder clientes diminui drasticamente, o que contribui diretamente na diminuição da churn rate.

  • Redução de custos:
    Como já foi dito, conquistar novos clientes custa muito mais do que reter clientes ativos. Segundo Kotler, celebre consultor de marketing, conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que reter clientes ativos. Ou seja, manter uma cultura Customer Success é um fator que contribui significativamente na diminuição do CAC.

  • Feedbacks constantes:
    Outro grande benefício em adotar o Customer Success são os feedbacks constantes que você receberá dos seus clientes, o que contribui diretamente na melhoria de seus serviços e produtos. Como você buscará sempre atender as expectativas dos seus clientes, sua empresa tende a receber insights, sugestões de melhorias, correções e até mesmo novas funcionalidades que podem aumentar a qualidade do seu produto.

  • Satisfação do cliente:
    Outra grande vantagem em colocar o Customer Success como foco central do seu negócio é o aumento na satisfação dos seus clientes. Isso porque, quando eles se tornam seus clientes possuem expectativas e objetivos em estar adquirindo seu serviço ou produto. E certamente, com seu foco sendo atender essas expectativas e garantir o seu sucesso, a satisfação tende a ser garantida.

  • Defensores da sua marca:
    Adotar o Customer Success como cultura do seu negócio é fundamental para aumentar o número de defensores da sua marca. Isso porque, quanto mais felizes seus clientes estiverem mais eles vão recomendar sua empresa. Segundo pesquisas, 73% dos consumidores que possuem uma boa experiência, vão recomendar a marca para outros, e 46% dizem que vão confiar nos produtos e serviços daquela marca mais que todas as outras. Vale lembrar, que uma ótima maneira de medir a satisfação de seus clientes e conhecer o número de defensores é através de metodologias como o NPS. 

Portanto, melhorar a experiência dos seus clientes, através de um atendimento focado em suas dores, um contato periódico, além de tentar sempre atender suas expectativas, é sem dúvida uma estratégia que trará muito mais resultados para seu negócio.     

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Mas vale ressaltar, que Customer Sucess não é o mesmo que suporte ou qualquer outro tipo de atendimento ao cliente. Pelo contrário, esses serviços podem até conversar entre si, mas não são a mesma coisa. A grande diferença está no objetivo e na abordagem de cada um. Ou seja, enquanto no Suporte existe uma comunicação mais direta a fim de solucionar dúvidas e solicitações mais técnicas, e é preciso certa urgência no atendimento. No Customer Success vai acontecer um trabalho com base no relacionamento com o cliente. Por isso, sua comunicação é mais analítica, voltada a mostrar resultados e soluções de longo prazo. O CS usa recursos para transformar a jornada do cliente em uma experiência eficiente, duradoura e satisfatória.

Como vimos, possuir uma cultura baseada no Customer Success é fundamental para se manter competitivo nos dias de hoje. A prática é uma maneira de garantir a satisfação e retenção de seus clientes e dessa forma aumentar os resultados de sua organização. Afinal, o sucesso do seu cliente é o que vai determinar o seu sucesso. Por isso, não pense duas vezes em colocar o seu consumidor como foco principal de seu negócio.

Sobre o autor

Olavo Albergaria

https://www.linkedin.com/in/olavo-albergaria-00632759/

Apaixonado por Publicidade e Marketing e um grande entusiasta da Transformação Digital. Sou um profissional focado em Marketing Digital, área que me encantou desde o primeiro contato, e atuo desde a minha primeira experiência dentro do Marketing.

 

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    A Lumis se preocupa com a proteção de seus dados pessoais. Nós os tratamos por meio do uso de cookies para oferecer melhor experiência, analisar como você interage em nosso sites, personalizar o conteúdo que lhe é apresentado e melhorar o desempenho de nossos serviços. Sem seus dados pessoais não poderemos lhe fornecer nossos serviços integralmente. Por favor, antes de continuar a navegar em nossos sites, leia nossa Política de Proteção de Dados Pessoais. Ao clicar em “aceito” abaixo e utilizar nosso site, você declara que consente com o tratamento de seus dados pessoais do modo informado em tal Política, preservados seus direitos do art. 18 da Lei Geral de Proteção de Dados. Em caso de dúvidas ou para exercício de seus direitos, entre em contato com pricacy@lumis.com.br.

    OK Acessar política de privacidade

     

    INTRODUÇÃO E ESCOPO

    Nós da Lumis Tecnologia (“Lumis” ou “nós”) estamos comprometidos em resguardar sua privacidade. Esta Política de Proteção de Dados (“Política”) esclarece direitos e obrigações quanto ao Tratamento de Dados Pessoais coletados de usuários como Você durante o uso de nossos Sites, bem como durante o fornecimento de nossos Serviços.

    Esta Política se aplica às operações da Lumis no Brasil referentes ao seu uso de nossos Serviços, que envolvem coleta de dados online e offline, incluindo os dados pessoais que são coletados por meio de nossos Serviços. Nossos usuários podem escolher, em determinados casos, os tipos de dados que coletamos, utilizamos e compartilhamos, conforme descrito nesta Política.

    O seu cadastro em nossos formulários ou outra forma de concordância afirmativa com o Tratamento de seus Dados Pessoais para as finalidades aqui descritas, significa o aceite das condições desta Política e com o Tratamento de seus Dados Pessoais. Caso não concorde com esta Política, por favor, não continue o seu cadastro e não use nossos Serviços. Todavia, por favor, informe-nos a sua discordância, para que possamos esclarecer dúvidas ou melhorar nosso atendimento.

    Se Você optar por não nos fornecer seus Dados Pessoais ou não concordar com esta Política, nós não poderemos fornecer a você nossos Serviços, nos casos indicados por nós. Caso não concorde com esta Política, por favor, não continue o seu cadastro e não use nossos Serviços.

    Este documento foi redigido de forma simples e acessível, contando com exemplos de Tratamentos de Dados Pessoais, para que você possa entender como eles são utilizados e para oferecer-lhe uma experiência segura e confortável no uso de nossos Serviços.

    Se Você tiver dúvidas sobre como seus dados são tratados, por favor, entre em contato com nosso Encarregado em privacy@lumis.com.br.

      

    1. DEFINIÇÕES E CONCEITOS

     

    1. Tratamento de Dados: Tratamento é toda operação realizada com dados por parte da Lumis ou em seu nome. Isso inclui, por exemplo, a sua obtenção (“coleta”), produção, utilização, acesso, transmissão, processamento, armazenamento e eliminação.
    2. LGPD: A Lei Federal nº 13.709/18, também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados, disciplina direitos e obrigações relacionados ao Tratamento de Dados Pessoais no Brasil;
    3. Controlador: pessoa natural ou jurídica a quem competem as decisões referentes ao Tratamento de Dados Pessoais;
    4. Co-controlador: terceiro que recebe dados compartilhados do Controlador para realizar Tratamentos com vistas às suas próprias Finalidades. Caso a Lumis realize este tipo de compartilhamento, Você será previamente informado e a Lumis manterá uma lista atualizada no item 7.1.3 desta política, descrevendo as entidades públicas e privadas com quem compartilhou Dados Pessoais, sob este título;
    5. Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD: órgão público responsável pela fiscalização do Tratamento de Dados Pessoais no Brasil;
    6. Encarregado: pessoa natural ou jurídica nomeada pelo Controlador, responsável por dar andamento aos requerimentos dos Titulares e da ANPD. O Encarregado também é responsável por orientar nossos Colaboradores a respeito de boas práticas de proteção de Dados Pessoais;
    7. Finalidade: o que a Lumis objetiva a partir do Tratamento de um Dado Pessoal;
    8. Necessidade: a indispensabilidade de um Dado Pessoal para o atingimento da Finalidade. Na medida das nossas capacidades, os Dados Pessoais sujeitos a Tratamento serão limitados ao mínimo necessário para que se alcancem as Finalidades, ou seja, o conjunto de dados tratados deve ser pertinente, proporcional e não excessivo;
    9. Consentimento: autorização livre, informada e inequívoca (sem deixar dúvidas) pela qual o Titular concorda com o Tratamento de seus Dados Pessoais para uma Finalidade previamente estipulada. Após conceder o consentimento, o Titular pode revogá-lo a qualquer tempo para Tratamentos futuros, sendo mantidos, porém, os Tratamentos realizados até aquele momento.
    10. Serviços: os serviços disponibilizados a Você por meio de nossos Sites, notadamente, fórum técnico, trials de nossos produtos, download de e-books e eventos online;
    11. Sites: os seguintes websites disponíveis ao público
    • https://lumis.com.br;
    • https://lumisxp.lumis.com.br;
    • https://intranetnow.lumis.com.br;
    • https://lumiscx.com;
    • https://materiais.lumis.com.br;
      1. Colaboradores: São os empregados, funcionários, sócios ou qualquer pessoa contratada para trabalho direto interno na Lumis;
      2. Parceiros: São terceiros contratados para realizarem operações de Tratamento de dados em nome e em favor da Lumis. Também são chamados de Operadores.
     
    1. O QUE SÃO DADOS PESSOAIS E QUEM É O TITULAR DOS DADOS?
     
    1. Dados Pessoais são quaisquer informações relacionadas a uma pessoa física identificada ou identificável.  A pessoa identificada ou identificável a quem tais dados dizem respeito é o Titular dos Dados (“Titular” ou “Usuário”), os quais poderão ser os usuários de nossos Serviços, os representantes de nossos Parceiros, os usuários dos sites dos clientes de nossos Serviços.
    2. Uma pessoa é identificada caso:
    1. A Lumis possua seus identificadores diretos e inequívocos – como nome, endereço completo; e/ou
    2. Seja razoavelmente provável que a Lumis possa identificá-la por outros meios. Por exemplo, o número de uma carteira de identidade profissional que possa ser vinculado ao nome de seu dono, ou um número de referência de um cliente que possa ser vinculado ao seu nome ou endereço.
      1. Nós não coletamos Dados Pessoais sensíveis, que digam respeito a origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos.
     
    1. QUAIS SÃO AS OBRIGAÇÕES DA LUMIS?
     

    A Lumis deve cumprir a Lei Federal nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) e outras leis aplicáveis, como a Lei Federal nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet – MCI), bem como as normas administrativas emitidas pelas autoridades competentes, como a ANPD. As obrigações da Lumis sob essas normas são descritas nesta Política.

     
    1. QUAIS SÃO AS OBRIGAÇÕES DE NOSSOS COLABORADORES E FORNECEDORES?
     

    Todos os nossos Colaboradores e, onde aplicável, nossos fornecedores devem cumprir esta Política de Proteção de Dados e qualquer outra política estabelecida pela Lumis. O descumprimento desta Política pode resultar em medidas disciplinares.

     
    1. INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE O TRATAMENTO DE SEUS DADOS FEITO PELA LUMIS
     
    1. Legalidade e Transparência:
     
    1. Como a Lumis Coleta Seus Dados Pessoais?

    A Lumis coleta Dados Pessoais por meio de diferentes Serviços:

    • Sites Lumis: Sites voltados para o consumidor e operados pela ou para a Lumis, incluindo sites que Nós operamos sob nossos próprios domínios/URLs (Uniform Resource Locators) e mini sites que Nós mantemos em redes sociais de terceiros, como o Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin. Nós coletaremos Dados por meio das interações e do preenchimento de formulários nos Sites, envio de perguntas e solicitação de download de materiais e softwares na modalidade de teste gratuito (“Trial”) ;
    • Interações com Anúncios: Publicidades com as quais o usuário pode interagir, em sites da Lumis ou de terceiros, por exemplo, se você interage com um ou mais de nossos anúncios em um site de um terceiro administrado pela Lumis, Nós podemos receber tal informação. É obrigação de tais terceiros informá-los sempre que as publicidades em seus sites forem gerenciadas pela Lumis.
    • Dados Gerados por Nós: Durante nossas interações com Você, poderemos gerar Dados Pessoais sobre Você, por exemplo, mas não se limitando a criação de perfis de comportamento, conteúdos veiculados e/ou e-mails.
    • Eventos: A Lumis organiza e realiza eventos para o público, bem como participa de eventos de terceiros como patrocinadora ou expositora. Nesses eventos, podemos coletar Dados Pessoais de titulares interessados em manter contato conosco.
     
    1. Quais São as Bases Legais Para o Tratamento de Seus Dados?

    Nós trataremos Dados Pessoais apenas nos casos em que as leis aplicáveis permitirem, incluindo Tratamento:

    • Mediante o consentimento prévio do Titular;
    • Para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, bem como ordens de autoridades competentes;
    • Necessário para a execução de um contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a um eventual contrato entre Você e a Lumis;
    • Necessário para o exercício regular de direitos em um processo judicial, administrativo ou arbitral; ou
    • Necessário a legítimos interesses da Lumis.

    Quando a base legal para o Tratamento não for o consentimento, sempre observaremos a legislação vigente e os contratos eventualmente celebrados entre Você e a Lumis, bem como respeitaremos seus direitos e liberdades individuais.

     
    1. Que Tipo de Dados a Lumis Coleta?

    A Lumis coletará dados diferentes conforme o Serviço que Você use:

    • Visitantes dos Sites: Caso Você seja um visitante em nossos Sites, coletaremos seus dados de navegação. Quando você visita um Site, são inseridos “Cookies” em seu navegador, para identificar quantas vezes você retorna ao nosso endereço, bem como para salvar as suas interações com os conteúdos e serviços disponíveis em nossos Sites e registrar suas preferências.

    Cookies são identificadores que transferimos para o seu navegador ou dispositivo que nos permitem reconhecê-los nas próximas visitas, e nos informam como e quando as páginas e recursos em nossos Serviços são visitados e quantas pessoas as acessam.

    Também usamos Cookies e dados de navegação, como URLs, para coletar informações sobre a data e a hora de sua visita e as soluções e informações que Você pesquisou ou visualizou. Coletamos automaticamente esses Dados Pessoais e os armazenamos sempre que você visita nosso site ou acessa sua conta em nossa rede. Podemos usar Cookies de sessão e Cookies persistentes para fornecer uma experiência mais personalizada e interativa em nossos Sites.

    Os Cookies de sessão expiram sempre que você fecha o navegador. Já os Cookies persistentes permanecem em seu computador até que Você os exclua. Para removê-los, basta seguir as instruções do arquivo de ajuda de seu navegador da Internet. Você também poderá limitar, recusar ou desabilitar os Cookies através das configurações de seu navegador. Contudo, ao fazer isso, algumas áreas de nossos sites podem não funcionar corretamente, o que impedirá o uso de alguns de nossos recursos.

    Esta Política não cobre o uso de Cookies por terceiros, e não somos responsáveis por suas políticas e práticas de privacidade. Tenha em mente que os Cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as suas atividades online, mesmo depois de Você ter saído de nossos Serviços.

    • Leads da Lumis: Se Você interagir com nossos materiais e conteúdos, coletaremos, além dos dados de navegação mencionados acima, outras informações que Você optar por compartilhar conosco, através do preenchimento de formulários, Landing Pages e e-mails, por exemplo.

    Para oferecer conteúdos e materiais do seu interesse, muitas vezes é necessário realizar o cruzamento de seus Dados Pessoais, para que as nossas ações de marketing sejam direcionadas apenas àquilo que Você espera receber de Nós. Tal cruzamento não é feito de forma discriminatória e não fere seus direitos ou liberdades individuais. Além disso, Você pode a qualquer tempo, solicitar alteração ou remover tais permissões de Tratamento, através de pedido ao nosso Encarregado.

    • Usuários dos Sites e Serviços da Lumis: Se Você utilizar algum dos Serviços disponíveis em nossos Sites, ou se cadastrar para acesso aos Serviços e/ou aos nossos produtos na modalidade de teste gratuito, coletaremos as seguintes categorias de Dados Pessoais: dados de contato (nome, e-mail e telefone), dados de perfil profissional (cargo, empresa, segmento da empresa, número de funcionários da empresa), e dados de localização (país, estado e cidade).
    • Interessados em Candidatar-se a Estágio ou Emprego na Lumis: Se Você tem interesse em trabalhar conosco, solicitaremos o envio de dados de contato (nome, e-mail e telefone), dados de localização (país, estado e cidade), dados de perfil profissional (cargo, nome e segmento da empresa onde Você trabalha, número de funcionários dessa empresa, formação acadêmica e anos de experiência).
    • Usuários dos Sites de Clientes Lumis: A Lumis disponibiliza aos seus clientes, por meio dos softwares  LumisXP, LumisCX Manager e Intranetnow, ferramentas para criação de portais voltados para os públicos internos e externos, sites e landing pages, automação de regras de personalização de conteúdos e serviços, análise de dados de uso, entre outras que envolvem o Tratamento de Dados de usuários com quem seus clientes mantém relacionamento.

    A Lumis não controla os Dados Pessoais coletados por terceiros por meio das ferramentas Lumis. Esses dados pertencem aos clientes da Lumis, que os tratam de acordo com suas respectivas políticas de privacidade e são responsáveis por obterem seu consentimento diretamente. Caso Você tenha alguma dúvida sobre como seus Dados Pessoais estão sendo gerenciados por nossos clientes, recomendamos que Você entre em contato direto com a empresa que está oferecendo serviços para Você.

    • Participantes de Eventos da Lumis: Caso Você participe de algum evento realizado pela Lumis, ou entre em contato com a Lumis em algum evento realizado por terceiro, a Lumis coletará seus dados de contato (nome, e-mail e telefone) e perfil profissional (cargo, empresa, segmento da empresa, número de funcionários da empresa), com o intuito de enviar-lhe conteúdos e novidades a respeito de temas relacionados ao evento. Você pode solicitar a alteração dessas preferências a qualquer tempo por meio do link contido nos e-mails.
     

    5.2.Finalidades Específicas do Tratamento

     
    1. A Lumis só trata Dados Pessoais para as Finalidades legítimas e expressamente informadas a Você abaixo:
    • Personalização de Conteúdo, aperfeiçoamento de Serviços e apresentação de Publicidade Direcionada às suas preferências;
    • Estudo de Estatísticas: Os Dados Pessoais são agrupados com o intuito de proporcionar uma amostra ampla para análise e, por isso, não buscam identificar ou tornar identificável Titulares, mas tão somente compreender as tendências dos Titulares no uso de nossos Serviços, a fim de melhorar sua prestação e customizar produtos.
    • Cadastro e Contato de clientes e Parceiros;
    • Cadastro de Candidatos a Vagas de Estágio ou Emprego
    • Elaboração de Perfis de Navegação e Consumo de Usuários dos Sites; e
    • Outras Finalidades adequadas ao legítimo interesse da Lumis, na forma das leis aplicáveis.
    1. Veja abaixo alguns exemplos sobre o uso que damos aos seus dados:
    • Seu e-mail é utilizado para a operação de envio de materiais ou informações solicitadas por Você no preenchimento de nossos formulários. Seu e-mail também poderá ser usado para o envio de Newsletters, sempre relacionadas a temas de Marketing Digital, recursos humanos, tecnologia em geral, experiência do cliente, metodologias de desenvolvimento e gestão de projetos, e, ainda, comunicação de lançamentos de novos materiais gratuitos ou produtos da Lumis, desde que solicitados por Você. Você pode cancelar a assinatura de tais serviços a qualquer momento, diretamente no link enviado em tais e-mails.
    • Funcionários da Lumis poderão eventualmente entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços;
    • Seu e-mail também poderá ser utilizado por nós para envio de mensagens sobre nossos Serviços, como alertas, notificações e atualizações;
    • Caso Você consinta, usaremos seus dados de navegação para apresentar-lhe publicidades relacionadas às suas preferências e interesses, em nossos sites ou em sites de terceiros operados por nós.
     
    1. Nós não trataremos Dados Pessoais para quaisquer Finalidades incompatíveis com as descritas acima.
    2. A Lumis disponibiliza botões, em suas páginas, para compartilhamento de conteúdo direto em redes sociais, como o Facebook. Ao clicar em tais botões, Você publicará o conteúdo respectivo por meio de seu próprio perfil na rede social selecionada. A Lumis não tem acesso ao seu login e senha, nem publicará conteúdo em seu nome sem que você clique em tais botões.

    5.3.Necessidade, Adequação e Qualidade dos Dados Pessoais

    1. A Lumis toma providências para que os dados Dessoais Tratados sejam adequados e relevantes para as Finalidades descritas acima, bem como sejam limitados ao mínimo necessário para seu cumprimento. Nós não coletaremos mais Dados Pessoais do que aqueles que precisamos.
    1. A Lumis sempre atualiza seus Dados Pessoais quando necessário, porém a veracidade dos dados que você nos informa ao preencher nossos cadastros é de sua responsabilidade. Caso alguma destas informações tenha mudado, por favor, atualize seu cadastro, enviando um e-mail para privacy@lumis.com.br.

    5.4.Armazenamento de Dados Pessoais

    1. Os seus Dados Pessoais permanecem armazenados em nossos servidores físicos ou nas nuvens de nossos Operadores, no Brasil ou em país estrangeiro, conforme permitido pelas leis aplicáveis.
    2. Nós manteremos seus Dados Pessoais por até 5 (cinco) anos após o fim do cancelamento de sua conta, ou pelo período correspondente ao prazo prescricional para demandas judiciais, ressalvadas as exceções permitidas nas leis aplicáveis.
    3. A Lumis poderá reter seus Dados Pessoais, mesmo após seu pedido de eliminação ou o fim do Tratamento nos casos previstos nas leis aplicáveis, como:
    • Quando for necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória, ou ordem de autoridade competente por parte da Lumis;
    • Em caso de transferência a terceiro, quando solicitada por Você;
    • Registros determinados pelo Marco Civil da Internet;
    • Após anonimização dos dados;

    5.5.Integridade e Confidencialidade

    1. A Lumis mantém todos os Dados Pessoais tratados seguros e protegidos contra Tratamentos não autorizados ou ilegais e perda, destruição ou danos. Tal segurança é feita por meio das medidas listadas abaixo.
    • Sua conta é protegida com uma senha para sua privacidade e segurança. Se você acessar sua conta por meio de um site ou serviço de terceiros, poderá ter proteções de login adicionais ou diferentes por meio deste site ou serviço. Sua senha e login são informações importantes que não devem ser divulgadas a terceiros, sob risco de acessos não autorizados a seus Dados Pessoais. Você também pode usar outro mecanismo de conexão segura, de forma adequada a limitar o acesso de sua conta ao seus próprios dispositivos e navegadores, bem como fazer logout após ter concluído sua sessão de uso de nossa conta e alterando sua senha periodicamente.
    • A Lumis adota as melhores práticas de segurança da informação e desenvolvimento seguro existentes no mercado, ou seja, desenhamos produtos e serviços que promovem a proteção de seus dados e que lhe permitem gerenciar tais informações diretamente. Adotamos a prática de criptografia em senhas e demais informações críticas, TLS para transferência de dados entre as aplicações, contratação de serviços de nuvem com certificações e selos de segurança, como ISO 27.001, SOC 1 e SOC 2/SSAE 16/SSAE 3402 e PCI DSS, monitoramento de sistemas 24/7, controle de conteúdo e VPN.
    • Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entrada ou uso não autorizado de conta, falha de hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados a qualquer momento, por isso, nos ajude a manter um ambiente seguro para todos. Além de adotar boas práticas de segurança em relação à sua conta e aos seus dados, caso Você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança de seus dados, Você pode entrar em contato com nosso Encarregado para maiores informações.
      1. A Lumis possui planos de resposta a incidentes de segurança da informação com vistas a mitigar, remediar e/ou reportar quaisquer incidentes conforme determinado por lei.
     
    1. Responsabilidade e Prestação de Contas:
     
    1. Privacidade Desde a Concepção e por Padrão: A Lumis leva em consideração a privacidade dos titulares desde a fase do desenvolvimento de nossos produtos e Serviços, bem como no seu fornecimento e funcionamento. Por padrão, todos os nossos produtos e Serviços são fornecidos com as opções de privacidade mais rígidas possíveis, isto é, com coleta mínima de dados necessária ao funcionamento básico de seus produtos e serviços. Tais opções de privacidade poderão ser alteradas livremente pelos Titulares, embora a restrição de coleta de dados possa diminuir o número de funcionalidades disponíveis.
    2. Relatório de Impacto de Proteção de Dados Pessoais: Em alguns casos, a Lumis poderá ser obrigada a realizar um relatório de impacto de proteção de dados pessoais (RIPD). Um RIPD é uma fiscalização conduzida sobre um controlador ou operador para identificar e minimizar riscos de descumprimento da LGPD.
    3. Registro de Tratamento: A Lumis mantém registro de todos os Tratamentos de dados realizados, conforme determinado pelas normas aplicáveis.
     
    1. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS?
     

    A Lumis deve cumprir imediatamente os requerimentos de exercício dos direitos legais apresentados pelos Titulares, ou, caso não lhe seja possível, em até 15 dias ou outro prazo definido pelas ANPD.

    Você sempre poderá optar por não divulgar seus Dados Pessoais para Nós. Neste caso, é possível que alguns desses dados sejam necessários para o seu registro em nossas plataformas ou para o uso de algum de nossos Serviços. Independentemente disso, Você sempre possuirá direitos relativos à proteção de seus Dados Pessoais.

    Para termos certeza de que Você é quem diz ser, seu requerimento ao nosso Encarregado deve vir acompanhado de nome completo, CPF, número de telefone e endereço de e-mail. Esta é uma medida de segurança para garantir que os Dados Pessoais não sejam divulgados a pessoas estranhas. Podemos também contatá-lo para obter mais informações em relação à sua solicitação. Caso sua solicitação seja particularmente complexa, iremos notificá-lo da necessidade de mais tempo e definir um novo prazo para resposta, mantendo-o atualizado sobre o andamento de sua solicitação.

    Além de nos preocuparmos com a segurança de seus Dados Pessoais, Nós também nos preocupamos em informar os Titulares sobre os seus direitos. Dessa forma, resumimos os direitos previstos no art. 18, da LGPD, abaixo, com uma explicação sobre cada um:

    1. Confirmação da existência de tratamento: Caso Você tenha dúvidas sobre se Nós tratamos seus Dados Pessoais, Você pode solicitar confirmação sobre este fato. A Lumis, conforme a escolha que Você fizer, poderá responder ao pedido de Confirmação em formato simplificado imediatamente, ou por meio de declaração clara e completa, que indique a origem dos dados, a inexistência de registro, os critérios utilizados e a Finalidade do Tratamento, em até 15 (quinze) dias a contar do recebimento de seu requerimento.
    1. Acesso aos dados: Você pode nos solicitar acesso aos seus Dados Pessoais tratados por nós, mediante o que lhe apresentaremos uma lista das categorias de seus Dados Pessoais que estão sob Tratamento pela Lumis. Caso o Tratamento tenha se dado com base no consentimento, Você também poderá nos solicitar uma cópia completa de todos os seus Dados Pessoais em nossa posse, ressalvados nossos segredos comerciais e industriais. A Lumis, conforme a escolha que Você fizer, poderá responder ao pedido de Acesso em formato simplificado imediatamente ou por meio de declaração clara e completa, que indique a origem dos dados, a inexistência de registro, os critérios utilizados e a Finalidade do Tratamento, em até 15 (quinze) dias a contar do recebimento de seu requerimento.
    1. Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados: Este direito permite que Você, a qualquer tempo, possa solicitar a retificação de seus Dados Pessoais em nossos registros, caso Você identifique que alguns deles estão incorretos.
    1. Anonimização, bloqueio ou eliminação: Caso você verifique que alguns Dados Pessoais em nossa posse são desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a lei, Você poderá exercer este direito. Anonimizar significa retirar do Dado Pessoal a possibilidade de ser vinculado a Você, segundo os critérios legais, de modo a continuar sendo tratado fora do escopo da LGPD. Bloquear significa suspender o uso de tais dados no Tratamento realizado pela Lumis, sem eliminá-los e com possibilidade de reiniciar seu Tratamento, à sua escolha. Eliminação significa destruir os Dados Pessoais, interrompendo definitivamente o Tratamento. As leis aplicáveis podem permitir a manutenção do Tratamento mesmo em caso de pedido de bloqueio ou eliminação.
    1. Portabilidade: Você poderá solicitar que seus Dados Pessoais sejam transferidos a outro fornecedor. Nós nos reservamos o direito de não transferirmos dados referentes a nossos segredos comerciais ou industriais.
    1. Eliminação: Você poderá requerer a eliminação de seus Dados Pessoais, desde que sejam tratados sob seu consentimento. Nós poderemos reter seus Dados Pessoais em algumas hipóteses previstas nas leis aplicáveis.
    1. Informação sobre entidades com as quais a Lumis realizou uso compartilhado: A Lumis atua como Controladora, assim como Operadora contratada de outras empresas. Quando atua como Controladora, a Lumis poderá compartilhar seus Dados Pessoais com órgãos públicos ou com entidades privadas para Finalidades específicas. Nós sempre lhe manteremos informados sobre as pessoas com as quais nós compartilhamos seus dados.
    1. Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa: Alguns Serviços e produtos da Lumis dependem de seus Dados Pessoais para funcionar plenamente. Quando o seu consentimento for necessário para o Tratamento, Nós sempre lhe informaremos sobre a possibilidade de não consentir e suas consequências.
    1. Revogação do consentimento: Sempre que o Tratamento for feito com base no seu consentimento, Você poderá retirar este consentimento a qualquer momento, de modo que não poderemos mais coletar seus dados a partir daquele momento, ressalvados os que já tiverem sido tratados por Nós.
    1. Informações e revisão de decisões integralmente automatizadas: A Lumis lhe manterá informado caso Você esteja sujeito a decisões tomadas unicamente por meio de Tratamento automatizado de seus Dados Pessoais, por exemplo, decisões que não tenham participação humana e afetem seus interesses, como definição de seu perfil pessoal, profissional, de consumo e/ou de crédito. Nesse caso, Você poderá solicitar a revisão de tais decisões e a apresentação de informações sobre os critérios e procedimentos utilizados para a tomada de decisão automatizada. Nós nos reservamos o direito de não revelarmos segredos comerciais ou industriais.
     
    1. COM QUE TERCEIROS A LUMIS COMPARTILHA SEUS DADOS PESSOAIS E PARA QUAIS PAÍSES ELES SÃO TRANSFERIDOS?
      1. Nós não alugamos, vendemos ou transferimos seus Dados Pessoais para ninguém, exceto para as empresas parceiras listadas abaixo:
        1. Operadores de Dados (“Parceiros”): A Lumis contrata operadores que tratam seus dados em nosso nome para armazenamento de dados em nuvem e automação de envio de e-mails. Nossos Parceiros somente são autorizados a manejar seus Dados Pessoais para os fins específicos aos quais eles foram contratados. Nós asseguramos que nossos Operadores fornecem medidas de segurança adequadas à proteção de seus Dados Pessoais.
        2. Anunciantes: Você poderá eventualmente receber publicidade, conteúdos e links exibidos de forma personalizada por meio da Lumis, de acordo com seus interesses e comportamentos em nossa plataforma ou em outros Serviços com os quais você interaja. Para tanto, Dados Pessoais podem ser compartilhados entre a Lumis e a plataforma de publicidade direcionada, principalmente identificadores únicos, endereços IP, Cookies e outras informações coletadas do seu navegador, que podem ser utilizados para medir a eficiência da publicidade online.
        3. Co-controladores: Eventualmente, a Lumis poderá transferir Dados Pessoais para terceiros realizarem Tratamentos com vistas a Finalidades próprias, diferentes das descritas nesta Política. Nós sempre lhe informaremos antecipadamente deste fato e pediremos seu consentimento para realizar a transferência. As entidades públicas e privadas com as quais compartilhamos dados atualmente, são:
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Twitter
    • Google
      1. Alguns de nossos Parceiros eventualmente nos prestarão serviços a partir de outros países, por exemplo para fornecimento de serviços de Tecnologia da Informação, como armazenamento de dados em nuvem. Sempre que a Lumis enviar seus dados para outro país, a transferência será feita conforme as leis aplicáveis. Atualmente, seus Dados Pessoais são transferidos unicamente para os Estados Unidos da América, sob cláusulas contratuais específicas para proteção de seus Dados Pessoais, direitos e liberdades.
    1. AUDITORIAS E MONITORAMENTO

    A Lumis audita o cumprimento desta e de suas demais políticas; e implementará ações corretivas apropriadas para corrigir qualquer irregularidade.

    Se Você acredita que esta política não esteja sendo cumprida, por favor, entre em contato com nosso Encarregado.

    1. ATUALIZAÇÕES DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    Nós buscamos sempre melhorar nossos serviços, por isso, esta Política pode passar por atualizações. Dessa forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que Você tenha conhecimento sobre tais modificações. Caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem um novo consentimento seu, iremos publicar essa atualização em nossos Sites e divulgá-la por meio de nossos portais e do seu e-mail de contato, para solicitar-lhe um novo consentimento, se necessário.

    1. COMO FALAR COM O ENCARREGADO DA LUMIS?

    Se Você tem qualquer dúvida a respeito de como a Lumis trata seus dados ou gostaria de fazer algum requerimento, entre os previstos na LGPD, por favor, entre em contato com nosso Encarregado, Sra. Thamyriz Arruda de Sousa, nos seguintes endereços de contato:

    Endereço: Rua da Quitanda, 199, 11º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20.091-005

    E-mail: privacy@lumis.com.br

     Data de Entrada em Vigor desta Política: 19 de novembro de 2020.