Rogério,
O shadow cache é um recurso que visa garantir que páginas em cache sejam sempre servidas de forma estática aos usuários, mesmo que elas tenham sido expiradas e ainda não tenham sido regeradas. Funciona da seguinte forma:
Quando o shadow cache está habilitado, o Lumis, sempre que vai gerar uma página em HTML, faz duas cópias físicas do arquivo, uma na pasta que é acessada diretamente pelas requisições e outra em uma pasta específica desse recurso. Se uma página é expirada devido a alguma modificação em seu conteúdo apenas a primeira cópia é apagada, mantendo a segunda intacta. Assim que é feita uma requisição e é verificado que o arquivo na primeira pasta não existe, ao invés de a página ser gerada dinamicamente na hora e o usuário ficar aguardando sua geração o Lumis direciona a requisição do usuário para a segunda pasta, servindo o arquivo que não foi apagado pela expiração. Nesse momento, então, é disparado o processo para que seja regerada essa página. Já quando uma página está atualizada e é feita uma requisição, o arquivo existente na primeira pasta é servido normalmente.
As implicações da utilização do shadow cache são que o primeiro usuário que acessar uma página que foi expirada mas ainda não foi regerada receberá a página com o conteúdo desatualizado, da forma como ele estava antes da última expiração. Como essa requisição vai disparar a regeração dessa página, os próximos usuários, que acessarem essa página após a regeração ter sido concluída, já receberão o conteúdo atualizado. Além disso, sempre que uma página é atualizada a cópia existente na pasta do shadow cache também é sobreescrita, de modo que as páginas servidas desatualizadas sempre estarão com a penúltima versão do conteúdo, nunca mais desatualizados do que isso.
O uso de shadow cache é especialmente útil em cenários em que a vantagem de nunca precisar servir conteúdo dinâmico, reduzindo o impacto das requisições sobre o servidor de aplicação, seja maior do que o problema em prover conteúdo ligeiramente desatualizado a um número muito pequeno de usuários. É mais um dos recursos que pode ser combinado com outras configurações de geração de cache para atender da melhor forma a cada cenário.
Espero que a resposta seja útil.
Abraços,
Tiago