Influenciadores e content marketing

Você vai ler sobre:

  1. Por que investir em influenciadores na sua estratégia de marketing?
  2. Seus clientes também têm poder de influência

No cinema, no teatro, na gastronomia, na literatura ou em outras áreas, o relacionamento com pessoas influentes, que opinam sobre determinado segmento, sempre foi muito comum. Os críticos sempre foram figuras importantes e até temidas em muitas áreas. Com a popularização da internet e, principalmente, das mídias sociais, os influenciadores ganharam grande importância e se tornaram fundamentais para as estratégias de marketing de qualquer segmento. Quer saber mais sobre o assunto? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

Por que investir em influenciadores na sua estratégia de marketing?

O medo de alguém falando em público sobre determinada empresa ou produto foi deixado para trás. As marcas buscam, cada vez mais, oferecer conteúdos que os influenciadores do seu segmento consideram úteis para sua audiência. Os consumidores estão cada vez mais criteriosos na seleção de seus fornecedores e, antes de efetuar uma compra, costumam buscar informações com figuras influentes no mercado.

Por isso, utilizar influenciadores em sua estratégia de marketing é transmitir, através de uma figura reconhecida e admirada, informações que influenciam a decisão de compra do consumidor e em todas as fases da jornada do cliente. Essa estratégia tem gerado resultados positivos para as marcas, especialmente por poderem escolher que tipo de público atingir e segmentar suas ações de acordo com o perfil do influenciador.

Diante desse cenário, as marcas precisam identificar quem são os influenciadores do seu segmento e iniciar um relacionamento. Para isso, é preciso primeiro saber quais são seus objetivos. Caso sua meta seja gerar alcance, é necessário buscar pessoas com um alto número de seguidores. Por outro lado, se o seu objetivo for estabelecer um diferencial de mercado com relação à concorrência, o volume de seguidores não é o principal critério. Nesse caso, é importante identificar pessoas com audiência mais qualificada, geralmente especialistas renomados em determinado segmento.

E para observar os resultados das ações realizadas pelos influenciadores, não basta mensurar apenas as métricas de impressões ou número de curtidas, pois essas métricas não alcançam a totalidade da ação do influenciador. Dessa forma, a melhor maneira de observar e entender os resultados da parceria com um influenciador é quantificar os números obtidos após o início da ação. É importante observar a interação com o público, o alcance de pessoas e o número de conversões, antes e depois da ação com o influenciador e assim, mensurar os resultados.

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Seus clientes também têm poder de influência

Um dos fatores mais determinantes no processo de decisão de compras é a opinião de outros consumidores. Nesse sentido, é muito importante saber o que seus clientes têm falado sobre seus produtos e serviços. Divulgue seus cases de sucesso e tente colher depoimentos de seus principais clientes. Caso seu cliente esteja insatisfeito e falando mal da sua empresa nas redes sociais, é muito importante que você busque reverter esse quadro rapidamente. Dê atenção ao cliente e resolva a questão com o máximo de transparência. Isso fará com que os demais consumidores percebam sua preocupação com a satisfação dos clientes.

Como vimos, os influenciadores podem trazer um grande retorno financeiro e destaque para a sua marca e com baixo investimento. Mas, é essencial estudar a estratégia e definir qual público quer atingir antes da execução. É importante lembrar que o consumidor quer se identificar com a marca e com o influenciador, então esses três elementos precisam estar bem conectados para que os objetivos da empresa sejam alcançados. 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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