CRO_-_facebook.png

Você vai ler sobre:

  1. Entenda o que é CRO
  2. Importância da estratégia de CRO
  3. Saiba como utilizar CRO em seu site

Com a transformação digital, o mercado online está cada vez mais aquecido e a geração de tráfego se torna um desafio maior a cada dia. Mas, o diferencial não é ter um grande número de acessos em seu site, e sim uma boa taxa de conversão.  A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital e por isso é muito importante criar estratégias focadas em otimizar essas conversões em seu site, buscando alcançar melhores resultados.

Nesse sentido, entender o que é CRO é muito importante para alcançar o sucesso no meio digital. O Marketing Digital possui muitas siglas, e CRO pode ser uma das menos utilizadas, mas é muito eficiente, os resultados alcançados com essa estratégia podem trazer diversos benefícios para os seus canais digitais e ser um diferencial no mercado, que está cada vez mais competitivo.

A verdade é que ter muitas visitas no seu site não importa tanto se não há conversão ou se o número de conversão é baixo. Muitas empresas não conseguem melhorar nesse sentido por não entender os fatores que levam o usuário a converter. Quer saber mais sobre o assunto, entender sua importância e conferir algumas dicas? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

Entenda o que é CRO

Conversion Rate Optimization (CRO), pode ser traduzido do inglês para Otimização de Conversão ou Otimização da Taxa de Conversão. É uma estratégia de Marketing Digital baseada em melhorar a performance de um determinado site, buscando converter mais usuários. São técnicas utilizadas para aumentar o número de visitantes que executam a ação desejada em sua página.

Para quem não sabe, a conversão é quando o usuário cumpre a ação esperada dele na página. Pode ser o download de um material rico ou efetuar uma compra, por exemplo. A conversão é o resultado que toda estratégia deseja alcançar com uma determinada página, o que vai determiná-la são os objetivos que essa estratégia possui. Já a taxa de conversão, é uma fórmula que calcula quantos % dos usuários realizaram a ação que sua estratégia buscava alcançar. 

É importante entender também os 3 pilares da Otimização de Conversão. O primeiro consiste na Experiência do Usuário e entender como ele se sente ao visitar seu site, saber se ele está encontrando as informações que deseja, se está tendo um fácil acesso, se há algo que esteja atrapalhando o fluxo da experiência dele. Estudar a experiência do usuário permite que você colete informações relevantes para entender melhor seu comportamento e oferecer uma melhor navegação para ele, ajustando o que for preciso baseado no que o cliente deseja. É utilizar os dados recolhidos sobre o comportamento do seu usuário para estimular novas conversões.

O segundo pilar são as Landing Pages, que são páginas de conversão que apresentam uma oferta para o usuário. A ideia é focar no que está sendo oferecido e usar uma linguagem persuasiva e objetiva. Também é importante a escolha das cores e tipografia e especialmente do botão de Call to Action (Chamada para a ação). Tudo isso em busca de aumentar as taxas de conversão.

O terceiro, mas não menos importante, são os Testes A/B. São testes realizados para identificar o que funciona melhor no seu site, o que gera mais conversão. Dessa forma, são criadas duas versões de uma mesma página ou anúncio para saber qual terá uma melhor performance, ou seja, a que o público irá preferir. O objetivo é entender qual opção funciona melhor para o seu usuário.

Importância da estratégia de CRO

Sabemos que estar presente no meio digital atualmente é fundamental e a concorrência nesse meio vem aumentando cada vez mais. Uma das maiores preocupações das empresas é buscar formas de se destacarem na internet, para se manterem competitivas no mercado. As estratégias de CRO são fundamentais para alcançar esse objetivo, otimizar a conversão do seu site é um diferencial que pode deixar sua empresa em vantagem em relação às outras.

Mas, a Otimização da Taxa de Conversão é uma ferramenta que muitas vezes é subestimada pelas empresas. Isso se dá devido a visão muito estatística que os gestores possuem ou porque eles se baseiam muito nos “achismos” e palpites ao invés de conhecerem essa estratégia e a aplicarem de forma correta. Por isso, é importante adotá-la em sua empresa.

É uma estratégia que aumenta seus resultados, sem aumentar seus custos com canais de aquisição e impacta diretamente no CAC (Custo de Aquisição de Cliente). Vale ressaltar que até mesmo o tráfego orgânico no seu site, tem um custo e saber a melhor forma de aproveitar esse acesso é importante para alcançar seus objetivos de venda. E é nisso que o CRO pode te ajudar, garantindo que a maior parte desse tráfego, se traduza em vendas e as oportunidades não se percam por erro no processo de conversão.

O economista Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing moderno, acredita que o custo de aquisição de novos clientes é cinco vezes maior que o de manter um atual. Ou seja, é melhor investir em estratégias para fidelizar seus clientes e elevar o seu ticket médio do que em estratégias para adquirir novos. Assim como, é melhor investir na conversão dos visitantes do seu site, do que na geração de novos acessos.

Além disso, o CRO busca deixar o caminho até a conversão mais fácil para o seu lead ou cliente e por isso é importante entender o comportamento do seu usuário e o que pode estar sendo um obstáculo em sua jornada. Dessa forma, você consegue entender o que precisa ser mudado em seu site para que seu público esteja mais favorável ao seu direcionamento e a finalizar a compra.

Os benefícios da estratégia de CRO para o marketing digital de sua empresa são diversos e fazem você alcançar conquistas significativas. Confira os principais benefícios:

O aumento da taxa de conversão está diretamente ligado com o aumento das vendas, é uma consequência que todo negócio busca. Ou seja, investir em CRO, em busca de aumentar sua taxa de conversão traz resultados financeiros para a sua empresa.

Além do aumento das vendas, as estratégias de CRO, como vimos, diminuem o custo da aquisição do cliente além disso, conseguem atingir a conversão do usuário de forma mais rápida. Quanto mais alta for sua taxa de conversão, menor o tempo para atingir as metas estabelecidas.

Muitas vezes, uma simples troca de fundo de uma landing page pode gerar um aumento significativo nas suas taxas de conversão. Isso pode ser descoberto através de um simples teste A/B e não necessita de um trabalho excessivo.

Com CRO, a experiência do usuário em seus sites também melhora. Dessa forma, é possível mostrar o poder de influência que sua empresa possui e aumentar o reconhecimento da sua marca e a sua autoridade também.

É muito mais fácil vender para alguém que já está comprando algum produto e nesse sentido, as estratégias de CRO podem te ajudar. Uma compra pode até dobrar de valor apenas por meio de algumas mudanças na apresentação dos produtos, ao invés de apenas agradecer o cliente pela compra, você pode apresentar recomendações úteis aos seus clientes.

Saiba como utilizar CRO em seu site

CRO_-_blog_-_interna.png

Agora que você entendeu o que significa CRO e qual a importância dessa estratégia para o seu negócio no mundo digital, você precisa saber como utilizar essa técnica em seu site e colocar em prática a Otimização de Conversão. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como você pode utilizar CRO em seu site e se diferenciar no mercado.

1.       Qualifique seus leads

Qualificar seus leads é separar os contatos da sua base de leads em que têm mais possibilidade de fechar um negócio e quem não tem, com o objetivo de ter um processo de vendas mais eficiente. É uma prática fundamental para aumentar a taxa de conversão do seu site, pois conhecer sua audiência é essencial para ajustar suas estratégias e alinhá-las com o interesse do seu público.

2.       Otimize os pontos com maior tráfego

Se tiver algum post no seu blog que traga mais resultados que os outros, ele deve ser usado como uma ferramenta de conversão. Assim, você consegue otimizar os pontos com maior tráfego, aproveitando um conteúdo que atrai mais acessos e fazendo uma oferta, um call to action e tem mais uma oportunidade de aumentar a sua taxa de conversão.

3.       Automatize o fluxo de trabalho

Outra forma de fazer CRO é utilizando ferramentas de automação de marketing. Ou seja, é usar a tecnologia para automatizar suas ações, reduzindo seus trabalhos manuais e aumentando a eficiência. É uma prática que otimiza o tempo de trabalho e nutri e avança os leads até o momento da compra, conduzindo-o por toda sua jornada.

4.       Utilize o remarketing

Vimos que é melhor gastar investimentos em um visitante que não concluiu a conversão do que em novas visitas. E é exatamente isso que o remarketing faz, ele traz uma segunda chance de impactar aquele visitante. É uma ação imprescindível para quem deseja aumentar suas taxas de conversão, o remarketing faz o visitante se conectar com sua empresa novamente atraindo sua atenção quando ele está em outro site e te dá mais uma oportunidade de conversão.

5.       Diferencie suas CTA’s

Um Call to Action é o que faz direcionar seus usuários a avançar, realizar a compra, e por isso é importante que não sejam sempre iguais, no mesmo estilo. Além de realizar teste A/B para ver qual forma, cor ou frase traz mais resultado, é importante se desapegar do tradicional “saiba mais” ou “entre em contato” e inovar na hora de criar sua CTA. E não se limite a incluir CTA’s apenas no final da página, busque colocá-las em diferentes locais do seu site.

6.       Utilize chatbots

Os famosos robôs de atendimento já deixaram de ser uma tendência faz algum tempo, hoje já fazem parte da realidade das empresas que buscam estar em vantagem no meio digital. É essencial para automatizar o trabalho de atendimento ao cliente e se tornou uma grande ajuda para atender o imediatismo dos usuários, que prezam por respostas rápidas. É um atendimento que pode ser personalizado e que traz muito mais oportunidades de conversão.

Não há dúvidas que para melhorar o seu desempenho no meio digital é imprescindível trabalhar para aumentar sua taxa de conversão. Entender o que é a Otimização de Conversão e sua importância para a empresa é o diferencial dos dias de hoje. A empresa que consegue entender e aplicar essa estratégia, garante uma vantagem no mercado competitivo.

Até porque, vimos que muitos acessos e pouca conversão não é o cenário ideal. O visitante descobrir seu site e ter a curiosidade de conhecê-lo é bom, mas é muito melhor quando há a vontade de engajar com seu conteúdo e há o interesse pelo seu produto, podendo efetuar uma compra. O seu site deve estar sempre buscando conversões e facilitando esse caminho para o seu usuário.

E é nesse cenário que as estratégias de CRO devem atuar, transformando visitas em conversão e alcançando uma taxa de conversão maior para seu site. Por isso, é essencial estar sempre monitorando a taxa de conversão do seu site e acompanhando as necessidades dos seus usuários, para poder fazer as mudanças necessárias no seu site, seja em algum elemento, ou até mesmo em fatores mais profundos. O importante é ir aprimorando seu site para atender os interesses do seu público.

Com esse artigo, você conseguiu entender o que é CRO, a importância dessa estratégia e algumas dicas de como aplicá-la em sua empresa. Agora você já tem tudo que precisa para colocar a mão na massa e começar a fazer seu negócio decolar no meio digital!

 

Sobre o autor

André Pino

Formado em comunicação social, sou apaixonado por marketing, novas tecnologias e, claro, o ser humano. Desde 2009 atuo ajudando empresas a crescerem através do marketing digital. Desde 2017 venho me especializando em Customer Experience e Growth Hacking.

https://www.linkedin.com/in/andrepernambuco/