Gestão de conteúdo e SEO

Você vai ler sobre:

  1. Gestão de conteúdo e SEO
  2. Como planejar a gestão de conteúdo baseada em SEO
  3. Como melhorar o SEO de um site

Hoje, o sucesso de estratégias de marketing digital depende da gestão de conteúdo. Isso porque o Inbound Marketing se tornou a principal forma pela qual os consumidores são apresentados às empresas e tomam suas decisões de compra. Mas, na prática, nenhuma dessas estratégias pode ser bem sucedida sem a aplicação de técnicas atualizadas de gestão de conteúdo e SEO. 

E por mais que gestão de conteúdo e SEO sejam termos amplamente utilizados no contexto do marketing empresarial, muitas organizações ainda perdem oportunidades de negócios por desconhecerem as técnicas de SEO e as formas de aplicá-las à gestão de conteúdo.  

Por isso, neste conteúdo reunimos informações essenciais para gestores que precisam revisar e atualizar os seus conhecimentos sobre gestão de conteúdo e SEO. 

Fique atento e confira o restante do conteúdo a seguir e entenda o que é SEO, como ele se relaciona à gestão de conteúdo e como planejar a gestão de conteúdo baseada em SEO! 

Ao final, ainda apresentamos algumas dicas para melhorar o SEO de um site para que você não perca o trabalho já realizado nas páginas da sua empresa na web! 

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Gestão de conteúdo e SEO  

Se você nunca entendeu bem o que é SEO, não se preocupe, pois, de fato, o termo precisa de uma explicação detalhada para ser compreendido. 

Para começar, todos sabemos que a internet promoveu uma grande mudança nas formas como as pessoas pesquisam, comparam e compram produtos.  

Isso quer dizer que a lógica da publicidade e do marketing de investir em propagandas pagas e buscar atrair clientes ativamente vem, em parte, sendo substituída pelo Inbound Marketing, que segue a lógica da era da internet e das redes sociais. 

Hoje, praticamente qualquer empresa tem um site ou, ao menos, um perfil em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, onde é realizada a gestão dos conteúdos relacionados à empresa. E o “sonho de consumo” dessas empresas é serem encontradas entre os primeiros resultados em mecanismos de busca como o Google. 

Ou seja, na era da internet, as pessoas buscam ativamente informações sobre os produtos e serviços que necessitam, usando os mecanismos de busca, sites e redes sociais.  

Como consequência, empresas investem menos em publicidade paga, e mais na produção de conteúdo para atrair os visitantes e clientes de forma orgânica. 

Naturalmente, essa nova lógica implica na necessidade de aprimoramento das estratégias e técnicas de marketing digital para conseguir mais visitantes, acessos, cliques e, é claro, clientes. E é aí que entram as técnicas de SEO para gestão de conteúdo! 

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é o termo que designa as práticas que visam a otimização de sites e páginas para que elas sejam encontradas nos mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de práticas em constante evolução, cujo objetivo é influenciar os algoritmos dos mecanismos de busca, baseando-se no uso de palavras-chave com mais densidade de busca nesses mecanismos.  

Dessa forma, é possível fazer com que a gestão de conteúdo de sites, páginas na web e redes sociais contribua para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e, consequentemente, para alcançar melhores resultados em visitantes, cliques, visualizações e vendas. 

Como planejar a gestão de conteúdo baseada em SEO 

Qualquer estratégia de marketing, seja Inbound ou Outbound, precisa de planejamento para ser bem sucedida. Então, a seguir, apresentamos os passos essenciais para planejar a gestão de conteúdo baseada em SEO.  

Os passos que apresentamos vão ajudar a orientar a criação de uma estratégia de gestão de conteúdo e SEO, desde o seu início até sua execução! 

Defina os objetivos da estratégia de gestão de conteúdo 

Não é apenas para aumentar as vendas que as estratégias de marketing e técnicas de SEO são úteis. Entre outros, os objetivos podem envolver:  

Assim, antes de planejar as ações em si, é essencial ter objetivos bem definidos para saber exatamente como eles podem ser alcançados. 

Elabore personas para a empresa 

Persona é um conceito muito usado no contexto da gestão de conteúdo e SEO. De forma objetiva, persona é um perfil aprofundado do “cliente ideal” da empresa, usado para definir quais os tipos de conteúdo, linguagem, produtos, serviços e vantagens que são mais apelativos para o consumidor médio da empresa. 

Entre outras informações a persona deve contemplar uma média de idade, gênero, ocupação profissional, nível de poder aquisitivo, interesses, metas, objeções, problemas, e quaisquer outras informações que possam ser relevantes para influenciar os visitantes através da produção e gestão de conteúdos. 

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Pesquise e liste as palavras-chave ideais 

Naturalmente, a produção de conteúdo não pode ser feita de forma aleatória. Por isso, além da definição das personas é preciso também mapear as palavras-chave que melhor se ligam às dores dos visitantes e aos produtos e serviços que a empresa oferece. 

Ao criar conteúdos usando palavras-chaves com alta procura pelos visitantes, a empresa terá melhores resultados de ranqueamento nos principais mecanismos de busca utilizados pelos clientes em potencial. 

Organize as palavras-chave segundo os estágios da jornada de compra 

Depois de listar as palavras-chave segundo sua relevância, é preciso organizá-las e hierarquizá-las de acordo com a sua relevância para cada estágio da jornada de compra dos clientes

Dessa forma, a equipe de marketing e vendas poderá começar o planejamento da produção e gestão de conteúdos de Inbound Marketing. 

Elabore as pautas para os conteúdos 

Usar as palavras-chave é essencial, porém não basta incluí-las de qualquer forma ao longo dos conteúdos produzidos. 

Para que o uso de palavras-chave relevantes realmente proporcione o efeito desejado, é preciso elaborar pautas que orientem como essas palavras deverão ser trabalhadas nos conteúdos. 

Por isso, é também de fundamental importância o planejamento dos conteúdos por meio da elaboração de pautas e briefings que orientem os profissionais responsáveis pela produção dos conteúdos. 

Planeje os CTAs e o link building 

Uma das práticas de SEO consideradas indispensáveis, mas ainda muito negligenciada por empresas sem tradição em marketing digital é o uso de CTAs e link building. 

CTA é a sigla para Call to Action, ou, em tradução livre, “Chamada para a Ação”. Ou seja, o CTA é uma chamada ao final dos conteúdos que incentiva o visitante a realizar uma ação que dê continuidade à sua jornada de compra. Assim, conteúdos de topo, meio e fundo do funil de vendas têm CTAs com objetivos diferentes. 

Já linkbuilding é a prática de inserir nos conteúdos textuais links que direcionam para outros conteúdos que podem ser relevantes para os visitantes, criando uma interconexão nos sites da empresa que contribuem para o avanço dos visitantes na jornada de compra e também no ranqueamento das páginas nos mecanismos de busca. 

Use elementos gráficos, imagens e vídeos 

As recentes atualizações SEO nos mecanismos de busca têm valorizado cada vez mais o uso de elementos gráficos, imagens e vídeos nos conteúdos das páginas.  

Assim, o ideal é, sempre que possível, fazer uso de infográficos, fotos, vetores, vídeos e outros elementos que sejam ligados ao conteúdo e possam contribuir para uma  melhor compreensão dos visitantes sobre os assuntos buscados. 

Integre os canais de divulgação e atendimento 

Por fim, quanto mais integração e interconectividade entre plataformas, sites, páginas, redes sociais e outros conteúdos, melhor será o desempenho SEO na gestão de conteúdo. 

Por isso, não deixe de fazer a linkagem necessária entre todos os canais de divulgação e atendimento. Essa é uma prática importante inclusive para melhorar a qualidade do atendimento, da solução de problemas e, em última análise, da satisfação dos clientes com sua experiência de consumo

Como melhorar o SEO de um site 

Para melhorar o SEO de uma página ou de um site já publicado, sem desperdiçar o que já foi produzido de conteúdo, as dicas a seguir podem ser muito úteis: 

Outra prática importante para a qualidade da gestão de conteúdo e SEO é o mapeamento da jornada do cliente. Dessa forma, gestores têm à disposição mais informações que auxiliam no planejamento de conteúdo para aprimorar a experiência dos clientes. Então, aproveite e confira nosso conteúdo com o que você precisa saber sobre mapeamento da jornada do cliente

 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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